Na última quinta-feira (14) publicamos que a Amazon Appstore estava oferecendo um pacotão de jogos grátis. E ainda está. Pode até parecer novidade para quem está chegando agora no mundo Android, mas o fato é que há tempos a lojinha de apps da Amazon é uma maravilha para quem tem um smartphone com o sistema operacional do Google.
A Amazon Appstore começou seus serviços lá em 2011, com a idéia de ser um concorrente direto do google play, e vender apps para android. Quando ela foi lançada eu me perguntei “po#%a, por que mais uma loja? Só pra dificultar a vida do usuário?”. Não instalei e acabei perdendo de baixar Chuzzle, que foi exclusivo da amazon appstore por algum tempo. E eu adoro Chuzzle…

O tempo passou, chegou em 2014 e eu decidi dar outra chance à loja da gigante Amazon. Acabei ficando surpreso com a quantidade de apps que lá estavam. Outra surpresa? Alguns tinham preços diferentes dos do Google Play, alguns mais baixos, outros mais altos. Mas o mais interessante é, sem dúvida nenhuma, o que eles chamam de “Free App of the Day”, que é, como o nome sugere, um app inteiramente grátis todo santo dia. Alguns são legais, outros são razoáveis, o fato é que “de graça até ônibus errado”, né?
Uma das diferenças da Amazon Appstore para o Google Play e que permite bons apps de graça é: no Google Play, se um app é dado de graça, ele nunca mais pode voltar a ser pago.
Esse é um dos motivos de termos várias promoções a preços simbólicos de 9 centavos ou coisas do gênero, o desenvolvedor não quer que seu app fique de graça pra sempre. Na Amazon não, o app pode ser de graça hoje e amanhã voltar a ser pago. Se você comprou o app enquanto ele era de graça, ele é seu, não precisa se preocupar com isso, ele ficará atrelado à sua conta da amazon virtualmente pra sempre.
O Google Play não é dos melhores para o desenvolvedor
Quem está familiarizado com o Google Play sabe que ele é uma “terra de ninguém”, apps são lançados sem verificação alguma e comentários não são moderados. Quando eu vou ver a qualificação de um programa, em 90% dos casos, ele me mostra comentários ridículos com 1 estrela.
É extremamente comum ler comentários como “não sei se é bom, estou baixando, se for bom dou mais estrelas”, ou “não funciona” porque o cara não sabe usar, ou “isso é uma merda”, só assim, sem mais-nem-menos. Isso é altamente danoso ao desenvolvedor, já que em várias ocasiões o usuário, antes de comprar o app, verifica as opiniões de outros compradores. Como o Play mostra mais os comentários negativos, o cara pode optar por não comprar. Pra vocês terem uma idéia do que eu estou falando, eu citarei, em números exatos, dois exemplos:
1) Plants vs. Zombies 2. Alguns podem não achar um bom jogo, mas ele tem, no print que eu tirei:
- 409.986 avaliações;
- 4,5 estrelas na média;
- 26.299 pessoas deram uma estrela, basicamente 6% dos usuários.
O Google Play me mostra 2 de 3 comentários com uma estrela:
“Demorado ….. ……..!………………V……”;
“Ta uma porcaria. A porcaria do quarto mundo (ultimo) nao abre!!!!!”.
Pôxa, me desculpe, mas é muito pouco provável que qualquer um desses dois comentários seja relevante à qualidade do jogo. E muito menos provável ainda que o jogo seja uma porcaria completa apenas por esses “motivos” dados. Eu diria que PvZ2 é uma porcaria por outros motivos, mas não é esse o ponto do texto.
2) Pou. Não entremos no mérito se é um bom jogo ou não, ou se sequer é um jogo, mas sei que ele é dos mais baixados no Google Play. Quando eu tirei o print ele tinha:
- 2.058.311 avaliações;
- 4,5 estrelas na média;
- 102.030 pessoas deram uma estrela, basicamente 5% dos usuários.
Novamente 2 comentários com 1 estrela:
“Moedas Ganha poucas moedas e as coisas são mto caras”;
“Demora A instalar de mora muito. Que vergonha”;
Onde está a avaliação? O que significa “demora a instalar”? Se a internet do usuário é ruim, a culpa é do desenvolvedor? O jogo merece uma estrela só porque demora a instalar? Esse povo precisa jogar PS3 então, todo jogo com instalação obrigatória seria automaticamente um lixo…
Entendem onde eu quero chegar? O jogo não pode ser considerado péssimo simplesmente porque o usuário não sabe usar. Alguém deveria ler esses comentários e dizer “Meu amigo, o jogo demorar pra baixar não é necessariamente culpa do desenvolvedor, e isso não faz dele uma porcaria. Formule melhor sua opinião.”. Mas não, isso não acontece, ninguém lê os reviews, ninguém modera, o desenvolvedor tem, no máximo, um direito de resposta. Mas como se argumenta com gente raivosa? Não se argumenta, todos sabemos disso. Quem é prejudicado? O desenvolvedor, apenas o desenvolvedor, as perdas do google, nesse caso, são pequenas. E percebam que, por desenvolvedor, eu cito também o Google. Alguns dos programas pessimamente avaliados são do Google, ele mesmo está se prejudicando…
E convenhamos, se apenas 5% dos comentários são muito negativos, porque esses são os que o Google me mostra primeiro? É sério, pra vocês não acharem que é perseguição minha, eu coloquei uma gif animada com todos os comentários que eu vi. São 105 apps onde, desses 105, eu comprei ou baixei mais de 70%. Eu SEI que eles não são porcaria. Eu sugiro que vocês percam uns segundos vendo olhando isso:

Os comentários do google play são tão ruins, mas tão ruins que, claro, como a zueira nunca tem fim, fizeram uma “comunidade” do facebook em homenagem à eles. O nome da comunidade? “Odiei, 5 estrelas“. Gênios, é o mínimo que eu tenho a dizer.
Pra não dizer que não demos chance ao google, fizemos algumas perguntas sobre o assunto, que foram prontamente respondidas com respostas mais-do-que-padrão-que-não-ajudam-em-muita-coisa. Confiram:
Kapoow: Qual o posicionamento do Google quanto aos comentários com ofensas, que podem ser considerados danosos ao desenvolvedor, ou mesmo os que não acrescentam nada?
Google: As políticas para a postagem de comentários na Google Play estão disponíveis neste link
Comentários que não respeitem as políticas estão sujeitos aos procedimentos descritos neste link.
Destaque para:
Comentários
Os comentários precisam aderir à Política de postagem de comentários. Se vir um comentário que não segue esses padrões, informe-nos clicando no link Spam ao lado do comentário na Google Play Store. Você também pode denunciar comentários inapropriados do desenvolvedor por meio da Central de Ajuda. Para fazer isso, clique em Entre em contato conosco no topo de uma página da Central de Ajuda e selecione a opção Denunciar resposta inapropriada do desenvolvedor.
Kapoow: O que impede o Google de moderar os comentários dos usuários? Há planos pra fazer algum tipo de moderação?
Google: Os desenvolvedores têm mecanismos para lidar com comentários que não respeitem as políticas. Veja aqui.
Kapoow: Há algo que impeça a adoção de restrições de avaliação apenas para quem já baixou e rodou o aplicativo (a exemplo da Nintendo eShop), para evitar reviews dos usuários que dão notas baixas antes de baixar e usar o aplicativo, e dizem que alterarão a nota depois, como é comum?
Google: Os usuários podem fazer comentários após fazer o download de apps
A Amazon Appstore é “boa” para o desenvolvedor.
Não me entendam mal, eu sei que nenhuma empresa é realmente BOA pra alguém, mas ao menos nesse aspecto, a Amazon não é das piores. Quando você faz um review de um app, eles demoram um tempo pra publicar. Nesse tempo eles verificam a quantidade de palavras e algumas outras coisas. Não podam o review se ele é negativo, mas podam se ele é insuficiente. Um problema nisso é que eles pedem um review muito extenso, mas isso não é de todo ruim, acaba afastando idiotas de dizerem “NAO FUNCIONA OMFG!!!1111ONZE”.

Sobre os custos para o desenvolvedor.
Os custos, tanto do Google Play quanto da Amazon Appstore, são os mesmos. Eles te repassam 70% do valor que você pede no app. Os outros 30%, segundo eles, é pra cobertura de custos de armazenagem e taxas. Podia ser melhor, mas é o padrão, a Apple também cobra os mesmos 70% na loja dela.
O que a Amazon Appstore diz disso tudo?
Fizemos algumas perguntas à Amazon, que foram respondidas por Milton Neto, gerente sênior da Amazon Appstore Brasil.
Kapoow: Vocês não têm receio de um dia o Google parar de permitir a venda de apps por lojas que não sejam as deles, adotando um modelo fechado parecido com a Apple e assim inviabilizando a Amazon Appstore? Como vocês lidam com essa possibilidade?
Amazon: Não comentamos decisões de terceiros. O que podemos dizer é que a Amazon é uma empresa focada no consumidor e trabalhamos duro para oferecer a melhor experiência e conteúdo ao consumidor. Acreditamos que quanto mais opções os usuários tiverem, melhor será para eles.
Kapoow: Sabemos que a Amazon sempre foi muito fechada ao e-comerce no Brasil. Mesmo quem tentou importar o Kindle teve problemas para comprar apps para o Kindle Fire no passado. O que fez mudarem essa postura?
Amazon: Desculpe, mas isso não é algo do escopo de trabalho da Amazon Appstore. O que sabemos é que desde novembro de 2013 é possível usar a Amazon Appstore em qualquer dispositivo com Android e ter acesso ao ecossistema de aplicativos da Amazon no Brasil, com ofertas e preços em moeda local.
Kapoow: Os apps de graça do dia são diferentes no Brasil e nos EUA, por exemplo. Por quê?
Amazon: Escolhemos os aplicativos que têm apelo para os brasileiros, trabalhamos duro para oferecer uma excelente experiência para o consumidor e, se um aplicativo interessante ao brasileiro está sendo oferecido como App Grátis do Dia nos EUA, fazemos o possível para oferecê-lo grátis aqui também. Estamos comprometidos a trazer para o Brasil as novidades do mercado com a maior rapidez possível. Também oferecemos vários aplicativos gratuitos em nossas promoções. Já chegamos a oferecer gratuitamente mais de R$100 em aplicativos em um único dia.
Kapoow: O nível dos comentários na Amazon Appstore é bem mais alto do que na Play. isso foi previamente planejado? Por que e como foi escolhido o critério de moderação?
Amazon: A Amazon é uma empresa que prioriza o atendimento e a boa experiência ao cliente. Este fato é fruto de nosso trabalho, queremos saber o que o consumidor tem para nos contar sobre sua experiência com os apps que oferecemos e buscamos sempre melhorar a experiência do consumidor.
E oferecer a melhor experiência local significa, no Brasil, ter uma empresa que opera no Brasil. Com isso conseguimos cobrar os aplicativos que são pagos em moeda local (Real) e não exigir do consumidor cartão de crédito internacional. Oferecemos conveniência e evitamos a cobrança extra da taxa de IOF, aplicada em compras de aplicativos feitas em dólares ou outras moedas. O preço que está descrito em nossa loja para o aplicativo ou para as compras dentro dos aplicativos é o preço que o consumidor realmente paga.
Considerando a construção de um ecossistema, também temos o cuidado de oferecer uma boa experiência aos desenvolvedores, que também consideramos nossos clientes. Trabalhamos diariamente para melhorar a experiência de publicar e disponibilizar aplicativos em nossa loja aqui no Brasil e em outros quase 200 países onde a Amazon Appstore está presente, para que esta experiência também seja satisfatória aos desenvolvedores.
Para mais informações sobre os reviews dentro da Amazon Appstore http://www.amazon.
Agora o mais legal: apps grátis!
Esse é, sem dúvida, um dos pontos mais interessantes da Amazon Appstore: apps grátis todo dia. Seguindo o exemplo da Apple Store, na loja da Amazon você ganha, todo dia, um app grátis diferente. Como já disse anteriormante, alguns são bons, outros nem tanto. Mas isso é muito interessante, tanto pra nós, compradores, quanto pros vendedores. Os vendedores precisam se inscrever no programa FAD pra poder participar, e recebem 0% das vendas no dia em que o app está grátis, mas ganham publicidade gratuita por 14 dias depois, o app em questão fica em destaque por duas semanas. Isso com certeza faz as vendas crescerem significativamente, como diz esse post. Mas nem tudo são flores, tem esse desenvolvedor que odiou a experiência. Ambas as opiniões são válidas, embora a segunda seja meio raivosa demais pro meu gosto.
Faltou o mais importante: o link para baixar o app:
http://www.amazon.com/gp/mas/get/android
A verdade é que, concorrência é sempre algo desejável, e a Amazon Appstore está aí pra isso, pra fazer frente ao Google Play vendendo basicamente os mesmos produtos por preços eventualmente diferentes. Se você não conhece, eu recomendo fortemente que você baixe, logue com seu usuário da Amazon e teste. Mal não pode fazer.
Um pequeno disclaimer, já prevendo comentários maldosos: eu não ganhei dinheiro algum escrevendo esse texto. A Amazon me deu nada pra eu falar isso e nem tampouco me ofereceu qualquer coisa. O texto é só e somente só a minha opinião sobre o assunto e ela não é, de maneira alguma, influenciada por qualquer assessoria de imprensa, tanto do google quanto da amazon. De verdade, esse texto é escrito sem nenhum, eu repito, nenhum rabo preso com nenhuma das empresas envolvidas nele.
A amazon ainda tem um problema que é bem grande: muitos aplicativos estão numa versão já antiquada enquanto que no google eles estão com a versão mais recente e muitas vezes não dá compatibilidade com os aparelhos. Não parece grande coisa mas já comprei programa que baixa mas não instala ou que por algum acaso detecta que não é compatível com o tablet novo mas é com o celular de dois anos atrás, e enquanto isso o google tem a versão mais nova que roda sem problema em ambos
Isso é verdade e é um problema mesmo. Não é exatamente um problema da loja e sim dos desenvolvedores, que optam por não atualizar tanto os apps de lá, mas eu concordo com vc.