
Mais uma série da Marvel estreou no Disney plus. Cavaleiro da Lua, interpretado pelo sempre excelente Oscar Isaac é a bola da vez. Será que vale a pena?
Nesse primeiro capitulo o que vemos é algo um pouco diferente. Ao invés de acompanharmos um historia de origem, a narrativa deixa nós telespectadores, tão perdidos quando Steven Grant, tentando entender exatamente o porque de estar sempre cansado, ou acordar em lugares em que ele não lembra como foi parar lá.
Algo na linha de Fragmentado(filme de M. Night Shyamalan) e Amnésia (Christopher Nolan) misturado com Venom. Grant(ou Marc) tem múltiplas personalidades porém nesse primeiro capitulo só vimos duas.
Steven Grant (o Idiota) é a personalidade dominante nesse capítulo, mas sempre que necessário Marc Spector assume o corpo e junto vem os poderes de Khonshu, deusa da Lua e da vingança. Portanto, como disse antes, não se trata de uma história de origem. Aqui já temos um Cavaleiro da Lua já atuante.
E existe um conflito entre os dois. Marc faz o possível para que Grant não saiba ou não perceba suas atividades. Temos indícios de que um dos resultados dessa história, será uma conciliação entre as duas personalidades.
Passamos o capítulo pelo ponto de vista de Steven, que acorda no meio de um gramado de uma cidade alemã, onde Marc roubou um escaravelho e estava tentando fugir quando se machucou e trocou de personalidade para Steven. (Meio confuso né?)
Na fuga, acaba conhecendo um líder chamado Arthur Harrow cujo objetivo é recuperar o escaravelho para ressuscitar a deusa Ammit – a devoradora dos mortos do Egito Antigo. Steven foge, mas toda vez que esta em perigo Marc assume o corpo e resolve a parada.
Bem legal essa ideia mas deixa o público sem ver a melhor parte. Sem as cenas de ações para escapar de situações improváveis a impressão que fica é de que perdemos o grande momento da cena, mas enfim…
Muita informação egípcia jogada na história, então para você, que não é um fã hardcore de Cavaleiro da Lua ou um egiptólogo, algumas(ou muitas) referencias do mundo antigo devem ter passadas despercebidas. Portanto vou(tentar!!) resumir a história
Marc Grant vivia no Egito antigo e após ser morto foi revivido por Konshu. Acabou usando os poderes para se tornar um mercenário ao longo dos anos. Na série ele tem que roubar o escaravelho e impedir Arthur Harrow de ressuscitar Ammit.
Arthur diz que Ammit era uma divindade da justiça traída pelos demais Deuses ao tentar julgar os vivos. Segundo ele, ela poderia ter impedido figuras terríveis da humanidade (como Hitler, por exemplo), uma vez que seu julgamento avalia passado, presente e futuro. Ou seja, ela conseguiria punir pessoas antes mesmo delas cometerem algum crime ou maldade.
Arthur tem uma fração do poder de Ammit, o que permite julgar os vivos e caso sejam condenados, sugar sua essência.
Por fim, Arthur tenta capturar Steven no museu e manda alguns cachorros de Anubis para mata-lo. Quando Steven está encurralado no banheiro, Marc abre o jogo, aparece para sua outra personalidade e pede ajuda para assumir o corpo, usando assim os poderes do Cavaleiro da Lua para se salvar.
Ufa!!! Ficou bem claro né? Ou Não? Bom uma coisa tenho certeza. Poderia passar o capitulo sem as piadinhas pastelão da Marvel de sempre. A promessa era de ser a primeira série de terror do MCU. Mas aí já é pedir demais né?
Um bom começo de temporada, personagem interessante mas me preocupa por ser uma historia bem isolada do MCU. Tem um easter egg bem discreto que remete ao Motoqueiro Fantasma no elevador do prédio de Steven mas é isso.
Cavaleiro da Lua: EP. 01
Plataforma: Disney Plus
Data: 30/03/2022
Nota: 7.0 /10