
Dandara é um jogo como nunca joguei. É uma mistura de Dark Souls e Gravity Rush, tudo embrulhado em um presente de metroidvania. Eu diria que tem elementos de plataforma, mas seu personagem não pode andar. Em vez disso, ela pula de manchas brancas de sal para outra. Cima e baixo fazem pouca diferença e você pode ficar em tetos, paredes, etc., mas o movimento é complicado porque o todo não consegue andar. Esquivar-se dos ataques inimigos e até mesmo evitar danos podem demorar a se acostumar. Felizmente, você é simplificado com um começo inicial lento – mas mesmo depois de ter sido cuidadosamente introduzido o conceito de mudar apenas me ligando de plataforma em plataforma, descobri que Dandara tem seus altos e baixos.
Sendo um jogo brasileiro tínhamos que ter pelo menos um chamariz nacional, e com isso temos menções a Tarsila do Amaral e o Abaporu, acho que isso é o mais legal do jogo pois traz a nossa cultura para o mundo.


Como qualquer Metroidvania, em Dandara você explora até encontrar o caminho a seguir, ou encontra um item / habilidade ou outra coisa que abre um caminho a seguir ou permite que você supere um obstáculo que anteriormente não conseguia. Quando você derrota os inimigos, abre alguns baús e quebra alguns obstáculos, você é recompensado com sal. Este sal é então usado nos acampamentos para aumentar as habilidades de Dandara. Assim como as almas em Dark Souls caso você morra, você as perde até que volte ao seu corpo para buscar.
Temos também alguns acampamentos para que nossa personagem possa descansar e fazer upgrades com o Sal coletado, assim como recuperar a vida, magia e seus itens de cura, os inimigos derrotados também reaparecem.
Os inimigos não são realmente difíceis, nosso problema é a movimentação, pois os ataques dos inimigos são previsíveis mas aonde iremos pousar nem tanto, as vezes o cursor de pulo trava e fica difícil ir para onde quer, mesmo os inimigos serem relativamente fáceis, o jogo é difícil pois em algumas áreas podem ter vários inimigos com formas diferentes de atacar.
Você pode atacar em Dandara, mas o combate é bem simples e mais para evitar danos do que causar danos. Os inimigos são perfeitos para a jogabilidade e assediam Dandara de várias maneiras, fazendo com que você deixe a segurança de sua plataforma enquanto enfrenta o fogo que chega. Às vezes, esquivar-se de uma plataforma para outra pode parecer uma façanha de sorte quando a tela está cheia de projéteis inimigos.
A atualização mais recente de Dandara foi um DLC grande e gratuito que atualizou o Dandara para a Trials of Fear Edition adiciona 3 novas áreas para explorar, um novo chefão, novos poderes, mecânicas de jogo, faixas musicais e até um novo final secreto aparentemente, mais diálogo e conhecimento também foram adicionados, aprofundando o mundo de Dandara.
Para aqueles que já compraram o jogo, a atualização é totalmente de graça, e para aqueles que ainda vão comprar o jogo está com o mesmo preço.
Mesmo sendo um jogo muito diferente do comum, é interessante ver como nos acostumamos a jogar ele rapidamente, com 10 minutos eu já passava pelas telas em alguns segundos, com uma jogabilidade diferente, com gráficos em pixel art que sempre vão ser ótimos e um pouco a mais de cultura é um jogo bom, não mais que isso pois começa a ser entediante com o tempo…
Dandara: Trials of Fear Edition
Desenvolvedor: Long Hat House
Divulgação: Raw Fury
Plataforma: Xbox One