
A análise faz parte do projeto e parceria Kapoow! & Game Lab ESPM
Days gone é um jogo de ação e aventura com elementos de survival horror, em terceira pessoa e ambientado em um mundo aberto pós apocalíptico no estado de Oregon nos Estados Unidos. Produzido pela SIE Bend Studios e publicado pela Sony Interactive Entertainment, sendo assim um exclusivo para PlayStation 4.
Temos como único personagem jogável, Deacon St John, um motoqueiro de um clube de motos de Oregon e ex-militar da divisão de montanha que serviu no Afeganistão, o que justifica as suas habilidades de sobrevivências. Juntamente com o seu melhor amigo Boozer sobrevivem por 2 anos após pandemia que transformou grande parte da população dos Estados Unidos em uma espécie de zumbi com hábitos noturnos, conhecidos no jogo como Frenéticos(o tipo mais comum de infectados). O protagonista em meio a sobreviver a esse mundo, também busca respostas pelo o que aconteceu e, principalmente, lidar com a perda de sua mulher, Sarah. Neste mundo aberto pós apocalíptico as pessoas passaram a se organizar em acampamentos de sobreviventes que você pode interagir, fazer missões, obter alguns colecionáveis, comprar materiais de sobrevivência e para a moto, armas, munições e trocar recompensas(orelhas de infectados que mostra que você contribuiu para a segurança do acampamento) por dinheiro e confiança no acampamento. Cada acampamento possui 3 níveis de confiança, quanto maior o nível de confiança mais armas e materiais é possível de serem obtidos. Além dos acampamentos que você interage, há outros grupos de sobreviventes antagonistas, sendo os principais: a milícia que você se depara na segunda metade do jogo e os Rippers, seita que venera os Frenéticos, estes últimos uma provável referência aos War Boys, grupo de fanáticos religiosos do Immortan Joe, da franquia Mad Max.
Além desta referência o jogo segue diversas outras que ajudam a complementar seus elementos como The Last Of Us, na ambientação e no tom de relacionamento, drama e perda que o jogo tenta passar. E para completar a lista, os infectados, e os seus mais diversos tipos, são outras claras referências aos zumbis de Left 4 Dead e a forma que eles movimentam se assemelham bastante também aos infectados de Guerra Mundial Z.
A história do jogo é bastante simples e te direciona para alguns pontos óbvios, porém mesmo dentro de alguns clichês narrativos ela consegue se resolver de forma interessante e através de dois meios. O primeiro é a partir dos objetivos principais, que impactam diretamente a história e que te fazem progredir dentro do jogo; os objetivos secundários que não impactam diretamente a história e também não são importantes para progredir na história do jogo porém te ajudam a entender o universo de Days Gone além de você ganhar pontos de experiência, confiança em certo acampamento, desbloqueáveis(armas e itens) e colecionáveis, para te incentivar a zerar o jogo o 100% todos os objetivos secundários são inseridos dentro do jogo primeiro no formato de objetivos principais ensinando o jogador e fazendo com que ele se interesse a fazer esses objetivos futuramente; por fim mas não menos importante há alguns eventos aleatórios que são assinalados por um ponto de interrogação azul no mapa que geralmente é algum sobrevivente pedindo socorro ou até mesmo emboscadas, e ao completar esses eventos caso seja algum sobrevivente é possível mandá-los para algum dos acampamentos parceiros com a finalidade de ganhar pontos de confiança e/ou dinheiro. Além disso vale ressaltar que o jogo possui 2 finais, o primeiro após a última missão e o segundo no epílogo em uma missão pós crédito, onde há uma das revelações mais interessantes e que pavimentam o rumo do jogo para uma sequência.
A mecânica do jogo te permite fazer diversas ações como: andar, agachar, andar agachado, correr, atirar, recarregar, atacar fisicamente, atacar de forma furtiva, montar itens, andar de moto, acelerar, frear, atirar enquanto dirige, escalar e interagir com objetos. Contudo existem também ações que o jogo não te permite fazer como andar em qualquer outro veículo de transporte que não seja a moto e outras que o jogo te dá a liberdade de tentar fazer mas não é possível porque acabará morrendo que é nadar. Muitas dessas ações podem ser melhoradas ou adquiridas através de pontos de habilidades que você ganha a partir do momento que você passa de nível, e algumas outras limitantes como vida e energia devem ser aumentadas cumprindo um dos objetivos secundários. A curva de aprendizado do jogo em relação a mecânica é muito perceptível a partir do momento que você vai avançando tornando gratificante jogar e ir melhorando cada vez mais o seu personagem e a moto.
No geral, apesar do roteiro nos apresentar uma história que caminha para o óbvio e personagens sem muita profundidade, o jogo consegue facilmente contornar isso nos presenteando com um mapa extenso e muito bem ambientado fazendo com que o jogador emerja no mundo pós apocalíptico e com muitos conteúdos adicionais, desbloqueáveis e colecionáveis que te ajudam a entender sobre esse universo e render mais horas jogando.
Outro fato que chamou atenção positivamente é a quantidade e variedade de objetivos secundários que vão desde a ligar pontos de controle até matar hordas inteiras de Frenéticos, sendo este último extremamente divertido e desafiador. Além dessa variedade de objetivos(principais e secundários), há uma variedade muito interessante de dificuldade indo da mais fácil até uma mais difícil conseguindo desafiar o jogador independente da experiência do mesmo no gênero, tornando assim aliado a curva de aprendizado citado anteriormente, um jogo muito divertido de se jogar.
Days Gone
Lançamento inicial: 26 de abril de 2019
Desenvolvedora: SIE Bend Studio
Plataformas: PlayStation 4
Nota: 8.5/10
Sobre o Autor:
Matheus Siqueira, tem 24 anos e, atualmente, estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM.
Desde criança é apaixonado por filmes, séries, quadrinhos e jogos, um gosto que permaneceu até os dias atuais, sendo um fator decisivo para a escolha do curso. Já trabalhou
com eventos e no mercado financeiro mas tem como grande objetivo trabalhar com entretenimento e cultura pop futuramente.