Análise: Falcão e o Soldado Invernal EP. 02 – O Herói Americano

“Acha que pode acordar um dia e decidir quem você quer ser? Não funciona assim. Bem, talvez para pessoas como você.”

Falcão e o Soldado Invernal apresenta um capitulo melhor e mais complexo que o primeiro. E vem com um subtexto que possui temática importante rebatendo a realidade que vivemos hoje.

Leia mais:

Falcão e o Soldado Invernal EP. 01 – Nova Ordem Mundial

Dessa vez a historia começa fazendo um paralelo com o primeiro filme do Capitão América. Qual a primeira coisa que o governo faz com um super soldado? Um tour pelo país fazendo propaganda, claro. Até a musica do John Walker é uma versão da música dos anos 40 do Steve Rogers.

Falcão e o Soldado Invernal apresenta novos vilões e segredos do passado · . - Boa Informação

 

Enquanto isso Sam e Bucky vão atrás dos Apátridas porque Sam acredita que eles fazem parte dos “Grande Três”(Aliens, Androides e Magos). Esses são os tipos de vilões que ele acredita que exista. Além disso, os dois estão claramente desconfortáveis que um outro Capitão América apareceu.

Encontrando o grupo em Munique, a dupla percebe que estão roubando algum tipo de vacina e resolvem intervir. Acontece que a líder Carli Morgenthau estava lá e com mais super soldados dos Apátridas. Situação difícil pra Sam e Buck até que o novo Capitão América aparece, junto com seu parceiro Estrela Negra. Acontece que nem os 4 foram suficientes e o grupo fugiu. 

Falcão e o Soldado Invernal apresenta novos vilões e segredos do passado · . - Boa Informação

 

Eles ainda conversaram na volta, mas Sam e Bucky tem dificuldade em aceitar qualquer coisa vinda deles. Fica pior quando descobrem que estavam sendo rastreados pelo governo através do Asa Vermelha e vão por caminhos diferentes.

Bucky então tem a ideia de visitar Isaiah Bradley, o único sobrevivente do programa de super soro realizado nos anos 40 que transformou Steve Rogers. E aí começa alguns paralelos com a realidade que vivemos. Isaiah, por ser negro, ao invés de ser celebrado, acabou virando uma cobaia de laboratório, foi feito prisioneiro e escondido do público por 30 anos. O mesmo aconteceu na vida real, na 2ª Guerra Mundial quando o exercito americano transformou muitos soldados negros em cobaia para testes de todos os tipos e o governo só foi pedir desculpas muitos, muitos anos depois pelos acontecimentos.

Who is Isaiah Bradley from "The Falcon and The Winter Soldier"?

 

Outra situação aconteceu quando os policiais abordaram Sam e só o trataram bem depois de perceberem quem ele era. Centenas de abordagens policiais como essa acontecem e fica aqui o destaque para a Marvel por abordar o tema. No final, acabaram prendendo Bucky por faltar a sessão de terapia obrigatória.

Na delegacia acabou solto por John Walker e forçado a uma sessão de terapia com Sam. No fim John tentou pedir ajuda pra Sam e Bucky, o que mais uma vez só ajudou a piorar o clima entre eles.

Falcon and Winter Soldier's new Captain America is trouble in the comics - Polygon

 

Alguns fatores importantes:

  • John Walker saiu sem um arranhão da luta com os Apátridas. Será ele também um super soldado?
  • Quem está criando e distribuindo (vendendo? ) super soro para todo mundo?
  • Eli Bradley, que atendeu a porta quando Bucky e Sam procuravam seu avô, nas HQs é o super herói Patriota e faz parte dos Jovens Vingadores. Os gêmeos da Wanda, a filha do Gavião Arqueiro e a filha do Homem Formiga também fazem parte desse grupo e já foram apresentados no MCU. Faltam alguns membros ainda mas a duvida será se vem em formato de série ou filme.
  • R.I.P.  Asa Vermelha.
  • Barão Zemo e Sharon Carter entram quando na historia?

Bom capitulo. Falcão e o Soldado Invernal não tem o mesmo charme de Wandavision e passou as duas ultimas semanas ofuscadas por conta da DC mas traz temáticas importantes e cenas de ação sempre competentes. Promete muitas emoções e reviravoltas ainda.

Falcão e o Soldado Invernal: EP. 02

Data de Lançamento: 26 de Março de 2021

Plataforma: Disney+

Nota: 8.0

 

 

Análise: Falcão e o Soldado Invernal EP. 02 – O Herói Americano

Daniel Salles
Sobre o autor
- Cinéfilo, louco por séries, games, HQ e mundo Nerd em geral. Daniel "Baluarte", também é professor de futsal e amante de esportes, onde dedicou a maior parte de sua carreira. https://twitter.com/Kapoow___

Avatar

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>