
” O único poder que eu tenho é que eu acredito que podemos fazer melhor! “
E chegamos ao último episódio de Falcão e o Soldado Invernal. Sem muitas surpresas, mas com bastante coisa interessante na temática, não só do capitulo mas de toda a série.
Que Sam seria o próximo Capitão América acredito que todos tinham certeza, assim como Bucky encontrar sua redenção e um pouco de paz de espírito. A caixa de Wakanda realmente continha o novo uniforme, agora com muitos detalhes em branco, bem próximo ao que vimos nas HQs.
Talvez a maior surpresa do capítulo seja a redenção rápida de John Walker, agora assumindo sua identidade de Agente americano. Quanto a Sharon Carter ser o Mercado do Poder, estava tão na cara que realmente achei que teríamos um twist aqui, mas era Sharon All Along!!! ( Agatha Harkness ficou com inveja agora).
Mesmo sabendo desde o começo, foi muito interessante acompanhar a trajetória de Sam para assumir o escudo. Importantes questões foram levantadas durante a série com relação a racismo, brutalidade policial, supremacias e radicalismos.
Os Apátridas tinham uma causa relevante para ser discutida, criada a partir dos acontecimentos de Vingadores Ultimato, porém o radicalismo de Karli Morgenthau acabou ofuscando o que seria um movimento justo para se lutar por ele.
A conversa de Sam com o núcleo de comando do GRC mostrou que ambos os lados( Apátridas e GRC) estavam certos e errados ao mesmo tempo e que somente ouvindo todos os lados se chegaria a uma solução pacífica e justa. Sam conseguiu esse objetivo dos Ápatridas com uma simples conversa. E aqui presenciamos o verdadeiro super poder do novo Capitão América: Empatia. Por diversas vezes ele mostrou que somente esmurrar o outro não é a melhor solução, tentando de todo jeito, salvar Karli dela mesma. E fez o mesmo com o GRC. E com Bucky. E com Isaiah. Esse é um poder que somente os melhores heróis tem.
Mas as vezes, coisas fogem do controle e o fator Sharon Carter/Mercado do Poder entra aqui. Sua capacidade de manipulação foi tamanha que ela conseguiu apagar no melhor estilo Keyzer Soze( Os Suspeitos-1995) todas as pessoas que podiam revelar seu segredo e ainda conseguiu não só o perdão, mas também ser reativada no governo. A agora Agente Carter (ah Peggy Carter, sua sobrinha está manchando seu nome) terá acesso a todos os segredos do governo para seus próprios objetivos.
Por fim, a redenção de Isaiah Bradley, exatamente como nas HQs, conseguida por Sam e com sua historia finalmente revelada e contada no museu do Capitão América. Agora ele não precisa mais se preocupar ou se esconder do governo e o emocionante abraço em Sam foi capaz de esquentar o coração de qualquer um de nós telespectadores.
A série se encerra com o novo título ” Capitão América e o Soldado invernal” e, diferente de Wandavision, acredito que aqui exista a possibilidade de uma segunda temporada ou mesmo um Capitão América 4. Não é uma história fechada como a de Wanda e Visão.
Outros fatores importantes:
- Como esperado, o uniforme de Wakanda ajudou muito Sam para equilibrar uma briga contra os super soldados.
- Aliás, a habilidade de utilizar sua tecnologia a disposição é visualmente muito efetiva e bonita de ver nas batalhas.
- A história do caderno de Bucky foi corrida. Podiam ter passado menos tempo no barco e mais tempo nesse assunto.
- Bucky disse que falhou duas vezes tentando salvar o mundo. Isso aconteceu em Capitão América – O primeiro Vingador e Vingadores-Guerra Infinita. Nós dois ele foi abatido de alguma forma.
- A medalha de Honra de John Walker está do lado de dentro do escudo. Uma forma de lembra-lo de fazer sempre a escolha certa, algo que Lamar sempre acreditou que Walker seria capaz.
- Buck capturou os Apátridas através do telefone que a própria karli deu pra ele. Que falha hein.
- Joaquin Torres apareceu assistindo a conversa de Sam com a GRC enquanto estava consertando as asas antigas do Falcão. Adivinha pra quem elas vão ficar?
- E o Barão Zemo conseguiu matar todos os super soldados dos Apátridas como havia prometido mas quem executou? Seu fiel Mordomo. Ok
- Parabéns ao responsável pela série, Malcom Spellman, que conduziu muito bem a temporada através de assuntos muito difíceis de serem abordados.
É isso então pessoal. Mais uma grande série da Marvel se encerrando e a próxima será em 11 de junho com Loki. Nós vemos lá .
Falcão e o Soldado Invernal: EP. 06
Data de Lançamento: 23 de abril de 2021
Plataforma: Disney+
Nota: 8.5