
Foi lançada na Netflix a 2ª temporada de For Life e vamos trazer aqui no Kapoow mais uma resenha. Se você perdeu nossa primeira, confira aqui!
Na mesma pegada da anterior, esta continuidade já largou entre as top 10 da plataforma no Brasil! Todos ansiosos para ver de novo Aaron Wallace (Nicholas Pinnock) em ação, interpretando a vida de Isaac Wright Jr. e com a produção do rapper americano 50 Cent.
Logo de cara vemos a vitória do protagonista frente ao tribunal, conquistando sua liberdade provisória. Mesmo assim não tem vida fácil, sendo vigiado e até punido frente ao poderoso sistema que ele mexeu. Agora fora da prisão, Aaron continua a guerra somando forças (ou fraquezas) com sua família, do defensor público Henry Roswell (Timothy Busfield) e sua ex-diretora prisional, Safiya Masry (Indira Varma). Os três advogados se unem para provocar reflexões que levem a mudanças no sistema jurídico e conquistas para as pessoas e as comunidades. Incluíram inclusive temas bem atuais como a pandemia do Covid-19 e os impactos da quarentena na vida prisional e nos tribunais, bem como o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução direta).
O ritmo ficou um pouco mais arrastado do que já era, talvez pela falta da dinâmica que a prisão trazia. Enfoca mais os sentimentos de um homem para recomeçar sua vida, tirar os vícios adquiridos no cárcere, tentar perdoar a esposa que se relacionou com seu melhor amigo. Parece que ele ficou numa bolha durante estes anos, enquanto o mundo inteiro girava, não é fácil.
Destaco a interpretação ficcional do impacto da pandemia nos presídios e o caso Andy Josiah, referência a tragédia de George Floyd que gerou enorme comoção e protestos em todo o mundo. A situação em que o protagonista passa por apuros em uma abordagem policial é cruel, você se coloca no lugar daquela pessoa e imagina e se angustia com qualquer ação que possa ser mal interpretada pelos agentes da lei. Pior ainda é ouvir do advogado que todo jovem negro recebe uma aula de como se portar diante de uma abordagem quando completa apenas 10 anos. É um não agir por medo simplesmente por sua raça.
Continuo avaliando positivamente esta série, pois retrata assuntos importantes e atuais. Diferenciação de raças nas esferas judiciais, racismo estrutural, bem como o lado policial e a pressão que sofrem nas ruas com salários baixos e são passíveis de corrupção. Sempre penso como o nosso sistema prisional não é nada educativo, não tenta recuperar, não ressocializa, parece um depósito e nesta brecha do sistema se torna mesmo uma “faculdade criminal”.
Infelizmente, em maio de 2021, a série foi cancelada e não há indicativos de continuidade. A audiência da emissora ABC foi baixa nos EUA e pesou na decisão. For Life fica para a história como uma série curta, mas bem intensa. Por mais séries inteligentes como esta!
FOR LIFE – 2ª TEMPORADA
Criação: Hank Steinberg
Elenco: Nicholas Pinnock, Indira Varma, Alegria Bryant, Glenn Fleshler, Dorian Missick, Tyla Harris, Maria Stuart Masterson e Boris McGiver.
Nacionalidade: EUA
Nota: 8/10
Trailer oficial: