
Pense num caldeirão em que você coloque elementos de muitos jogos, filmes e séries: GTA, Saints Row, Free Fire, Fortinite, O Show de Truman, Matrix, Detona Ralph, Avengers, Star Wars, Westworld etc. Agora pense tudo isto em um filme com Ryan Reynolds (Deadpool) que continua abraçando seus personagens como se fosse sua vida, com todo aquele seu humor ácido. Pronto, aí está a receita de Free Guy!
Desde o sucesso de “Jogador Nº 1”, ouso afirmar que este filme entra para a prateleira das belas homenagens ao mundo geek. Recheado de easter eggs, é um colírio para os fãs do gênero.
Caso nossos leitores não saibam o que significam os dois termos até aqui utilizados, abro um breve parênteses nesta análise. Geek seria um fã da cultura pop: tecnologia, entretenimento, computadores, games, livros, filmes. Supera o termo antigo nerd, apesar de não o substituir. Easter eggs, muito além da tradução literal “ovo de Páscoa”, descreve as mensagens subliminares, os segredos escondidos em programas, sites ou jogos eletrônicos.
Se você conhece a maioria dos títulos citados no primeiro parágrafo, parabéns você é um geek, assim como nós do Kapoow!
Pois bem, Free Guy é uma produção muito bem-feita, repleta de efeitos visuais baseados nos games mais recentes. Os nomes dos personagens e quase tudo fazem alusão aos termos deste universo. Até os gamers comentaristas interpretam a si mesmo: Jacksepticeye, Ninja, Pokimane, DanTDM, LazarBeam.
Não é nada de novo, mas é justamente nisto que se encontra a graça e o charme do filme. Uma comédia, mas que trata de um assunto filosófico, Guy (Ryan Reynolds) se descobre como um mero NPC (Non-Player Character – personagem não-jogável) na fictícia Free City, e mergulhado em seus problemas existenciais e o amor pela desconhecida jogadora Molotov Girl (Jodie Corner), encontra a si mesmo e evolui como protagonista.
No fundo seu perfil de vida era uma homenagem do programador Keys (Joe Keery) há sua melhor amiga Millie Rusk (Jodie Corner), mas nunca teve coragem para revelar seus sentimentos amorosos.
Reflexão pesada sobre identidade, responsabilidade, estar no mundo com propósito.
Ryan é mesmo fora da curva. Parece se identificar tanto com os personagens, que se torna eles na vida real. Com seu humor ácido, cheio de piadinhas de duplo sentido, mas que encantam também a criançada, que desde o berço já está dentro da cultura pop.
FREE GUY
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Matt Lieberman, Zak Penn
Elenco: Ryan Reynolds, Jodie Comer, Lil Rel Howery
Nota: 9/10
Link do trailer oficial: