
Com versões para PS4 e Xbox One, Injustice 2 chega com uma responsabilidade gigante colocada pelo seu antecessor: manter o alto padrão. Desde que a NetherRealm, em seu MK 9, resolveu inserir um modo história para seus games de luta, dando algum sentido para as batalhas e não passar por oponentes meio que sem sentido, ficou difícil aceitar algo diferente.
Com o primeiro Injustice, a premissa foi perfeita. Trazendo os heróis e vilões da DC para o combate e um motivo bem interessante para o sempre possível embate entre Batman e Superman. Aproveitando bem a ideia do multiverso (sempre tão explorado nas HQs), adaptar uma história que nos fizesse crer que heróis poderiam brigar entre eles é bem mais aceitável.
Desta vez o novo Injustice se foca no mundo onde a maioria do game anterior se passa, onde o Superman é o “vilão”, movido por seus ideais de justiça e desejos de vingança mais brutais, enquanto o Homem-Morcego tem uma visão bem diferente. Cada um, claro, cercado por aliados igualmente leais e desertores do “Regime”.
A ideia, tão bem aceita, foi para as HQs, gerando uma minissérie bem sucedida.
Com a chegada de Brainiac, que neste mundo foi o causador do fim de Krypton, tudo indica para uma mudança de rumos, pois sem a Liga unida e Superman preso, como lidar com esse grandioso antagonista? E é justamente ele quem dá um tom bem promissor e um jato de emoção ao game. Brainiac está ótimo em seu “papel”, muito bem representado e com um tom ameaçador munido de uma trilha sonora empolgante que o acompanha.
A história, assim como no cinema também tem seus furinhos, não há como negar, e algumas insistências na intriga entre o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço em alguns momentos chega a dar ares de cansaço, mas nada que estrague a experiência. Mas chega de contar muito e vamos em frente.
Personagens
Sou muito fã quadrinhos, por desenhar, conheço bem muitos dos heróis que hoje invadem as telonas e séries de Tv (que bela época para se viver, não??), e quando anunciam jogos como este, fico sempre na expectativa de que personagem estará presente. Bom, não posso dizer que fiquei triste com os que foram apresentados, mas se Injustice 2, tem algo que me incomodou, a princípio (sim, a princípio, pois joguei a versão inicial e certamente DLCs virão, falarei deles a seguir), foi o pequeno número de representantes. Podem me chamar de exagerado, mas esperava mais gente na parada.
A escolha foi claramente inspirada nos cinemas e TV (reparem como o Super ficou bem parecido com Henry Cavill), e Capitão Frio, Nuclear, Supergirl, Pistoleiro e Arlequina são outros que pegam carona de suas apresentações em outras mídias, mas até que esses são muito bem vindos, assim como o Besouro Azul, Sr. Destino, Grood e Monstro do Pântano. Mas outros parecem não ter sido das melhores escolhas, Hera Venenosa, Mulher Leopardo e Atrócitos (esse bem perdido no modo história). É sentida a ausência de alguns componentes do último game da franquia, como Exterminador, Lobo e Shazam, além de outros que acredito (e torço para que apareçam ainda) deveriam fazer parte, como Constantine, Etrigan, Capitão Átomo ou Gavião Negro. O mago exorcista, aliás, está presente nas HQs de Injustice com uma relativa importância e dada a presença do Mostro do Pântano, sua falta chega a estranhar.
Um ponto positivo a ressaltar nos personagens é a inclusão do Arqueiro Verde, mesmo mencionado como morto no último game, ele aparece muito bem e sendo o verdadeiro Oliver Queen que os fãs de suas histórias o conhecem, brincalhão, falador e marido da Canário Negro. Um errinho de continuidade que eu aceito!
Ahhhhhhhh…mas e o Coringa? Sim o palhaço está no game, sumidinho, aparece pouco, mas com um visual muito legal, menos caricato, uma clara fusão das últimas versões encarnadas no cinema.
Gráficos de encher os olhos
A NetherRealm realmente está de parabéns na qualidade gráfica do game, chega a impressionar. Os movimentos e proporções dos personagens estão perfeitos, com feições muitos próximas ao real, cenários bonitos e interativos (tá certo que poderiam ter mais), o que aproxima a diversão de uma bela animação ou mesmo um filme. Reparem nas roupas de Flash (bem melhor sem parecer uma armadura), Capitão Frio, Besouro, e claro, Brainiac.
Algo que senti falta foi a retirada do efeito que deterioravam as roupas e machucados durante as lutas, um detalhe que só ajudava a abrilhantar o realismo.
Golpes Especiais (É…não são Fatalities!)
Algo muito esperado em qualquer game de luta, os golpes especiais, são sempre uma alegria a parte, no caso de Injustice, desde o primeiro game, em sua maioria agradavam pela sua grandeza de efeitos, o que fica ainda melhor no novo exemplar da franquia. Os especiais de Flash, Batman, Adão Negro, Coringa e Aquaman estão excelentes e criam a expectativa de que todos fossem no mesmo nível de qualidade, mas infelizmente não é bem assim, alguns ficam bem mais simples, como a Mulher Maravilha, Mulher Leopardo ou Bane. Mas na grande maioria vale muito a pena.
Outra novidade é podermos utilizar a barra do especial para o Confronto, Combos e demais golpes, ela se tornou bem mais importante do que apenas acabar com tudo logo que carrega.
Jogabilidade
Mantendo o mesmo estilo de Mortal Kombat e do primeiro Injustice, não temos novidades e isso ajuda na rápida adaptação a diversão, socos fracos, fortes etc…, se você for um apreciador de games de luta, basta iniciar a batalha. No modo história, em muitos momentos, os capítulos são em dupla e podemos escolher com quem jogamos, isso resulta em algumas variações de animações (atenção ao capítulo final). A jogabilidade ajuda tanto que, mesmo que não tenha conhecimentos claros dos golpes mais eficientes, é perfeitamente possível vencer o jogo com apenas socos ou chutes simples.
O bom uso do Multiverso
Como mencionei acima, o uso do multiverso foi muito bem explorado na franquia, mesmo não tendo neste capítulo, no modo história, essa interferência, temos agora a opção para quem já a terminou. Agora podemos viajar por esses mundos batalhando e coletando itens de aperfeiçoamento para os personagens. As Caixas Maternas, outra boa sacada, servem para, como um sorteio, similar ao que acontece na Kripta de Mortal Kombat, revelando prêmios, criando assim uma longa jornada de horas a mais dedicadas ao game.
Dublagem em português
A dublagem em português foi outro acerto, ter as vozes tradicionais dos desenhos e animações no Brasil, além de outras bem conhecidas, é algo a mais e nos familiariza e empolga com tudo o que acontece durante o jogo.
Personalize como quiser
Mais uma novidade é a possibilidade de personalização de seus heróis e vilões. Os itens adquiridos nos modos de jogo podem ser utilizados para adaptar seu personagem favorito, deixando-o do jeito que quiser para o momento da luta. Uma ideia muito interessante também adotada para a personalização é ter outros componentes como skins. Possíveis de compra, com os artefatos adquiridos, a presença de Jay Garrick, Flash Reverso, Mr. Freeze, Vixen e o Lanterna John Stewart foram muito bem pensados e só faz atiçar a vontade para continuar jogando e poder tê-los disponíveis. Muitos espaços estão em brancos e a serem preenchidos e a esperança de outras opções como essas é animadora.
DLCs o que esperar?
Já é tradição esperar que qualquer game de luta venha com conteúdos DLCs futuramente e uma vindoura versão final, principalmente da NetherRealm.
Alguns já estão engatilhados, como Darkside, Capuz Vermelho, Estelar e Sub-Zero, mas é bem possível que tenhamos mais. Basta agora torcer para que realmente façam parte do celebre hall da DC ou ao menos sejam parte integrante do universo da nona arte. Sub-Zero, Scorpion, Raiden,…são legais, mas já os temos em Mortal Kombat. Talvez o fã, ou mesmo quem gosta de quadrinhos, espere ver outros personagens no game. Como citei acima, Constantine seria uma boa, inclusive já tem até abaixo assinado para sua presença, além de outros, que seriam bem mais interessantes. Mas se for para ser alguém de fora, que sejam os também especulados Spawn e Hellboy.
Nota: 9
[Injustice 2 é um prato cheio para quem gosta de super-heróis e um belo game de luta. Com gráficos excelentes e uma boa história, faz com que sejamos cada vez mais exigentes com esse modelo de jogos. As novas opções de jogo vão além do tradicional, garantindo mais tempo de diversão e boa jogabilidade. Talvez uma atenção maior para as escolhas de personagens e sua quantidade, é algo que pode ser melhorado. Nos deixa a sensação de boas ideias que poderiam ser perfeitamente adaptadas ao cinema, talvez não com um Superman “vilão”, apesar de no mundo de Injustice, ele fazer muito bem o esse papel!]