
Eu sou Loki de Asgard. E eu tenho o fardo de um propósito glorioso.
E o MCU está de volta!!!! Agora é a vez de acompanhar a história de Loki, o Deus da trapaça, irmão de Thor e morto em Vingadores: Guerra Infinita.
Mas essa versão de Loki na verdade é aquela que escapou, através do Tesseract, durante os eventos de Vingadores: Ultimato, após os heróis voltarem no tempo, mais precisamente, na batalha de Nova York .
Muito bem, mas sobre o que se trata essa série? A princípio, a AVT( Autoridade de Variância Temporal) é uma agencia criada pelos Guardiões do Tempo e é responsável por manter a Linha do Tempo Sagrada protegida, cuidar do multiverso, seres de outras dimensões, linhas temporais etc, enfim, supervisionar e agir em qualquer anacronismo que possa prejudicar o tempo.
Essa AVT captura esse Loki aternativo com a ideia de apagar sua mente evitando assim futuros desdobramentos, porém um agente de nome Mobius (guarde esse nome), resolve que uma solução melhor seria recrutá-lo para ajudar a capturar um ser variante, quem vem causando diversos problemas a agência.
Claro que a Marvel explicou toda essa situação da forma que faz em todos seus filmes, no que eu carinhosamente chamo de apresentação no Power Point. Todo filme/série da Marvel, ela gasta uns minutinhos explicando detalhadamente a historia em forma de uma determinada animação. Nesse caso, um videozinho com traços dos anos 60 na TV antiga da fila de espera do AVT. E se você ainda ficar confuso, o próprio Loki te explicará momentos depois na conversa com o Agente Mobius.
Bom, nesse recrutamento, aliás, uma interação muito interessante aconteceu entre os dois. Mobius pergunta o que ele faria se conseguisse governar Midgard e a resposta foi uma surpreendente falta de ideias. Algo como o Coringa contou em Cavaleiro das Trevas, quando afirmou ser um cachorro latindo atrás de um carro, que não saberia o que fazer se alcançasse um. Contudo Loki, tem a noção de que governar é tirar a liberdade de escolha.” Escolhas trazem vergonha, incerteza e arrependimento, uma bifurcação em cada estrada e o caminho errado sempre escolhido.”
Após Mobius mostrar um resumo de Thor 2 para Loki, Loki faz o que faz sempre. Engana o agente, rouba sua chave da coleira e foge. Quando a fuga da errado ele perde a esperança e acaba voltando para a sua cela, onde assiste o resto das escolhas que causaram a morte do Loki original. Ciente de seu destino , acaba fazendo um acordo com o Agente Mobius para caçar esse ser variante, que na verdade é uma versão dele mesmo. Mas qual versão?
Outros fatores interessantes:
- O misterioso vilão está assassinando agentes da AVT e roubando as cargas de reset, usadas para restaurar a linha temporal de uma determinada área.
- As ondas do fluxo do tempo são mostradas exatamente da mesma forma que a anciã mostrou ao Hulk em Vingadores: Ultimato.
- A Juíza que julgou Loki, Ravona , nas HQs é namorada de Kang, o Conquistador, vilão que aparecerá em Homem Formiga e a Vespa: Quantumania.
- Dentro da agencia , existem inúmeras joias do infinito de diferentes realidades espalhadas entre os trabalhadores como souvenir. É uma forma da Marvel mostrar que nas próximas fases do MCU as joias não terão a mesma importância.
- Mobius além do agente da AVT, é também o nome do elemento descoberto por Tony Stark em Vingadores: Ultimato que possibilitou a viagem no tempo.
- As ações de Loki são na verdade, escadas para outros atingirem seu potencial máximo. Suas derrotas são seu grande legado.
- Nas cenas finais, é mostrado um arquivo de Loki, com seus reais dados, como nascido em Jotunhein, seus apelidos e gênero: Fluido, consistente com as HQs onde Loki já apareceu em inúmeras versões diferentes desde mulheres a crianças.
- Por fim, sobre o Vilão. Considerando as pistas deixadas, acredito que a versão assassina de Loki seja Lady Loki, que está coletando as cargas de reset para criar uma realidade para ela.
Muita comedia, um pouco de ação e muito de Owen Wilson e Tom Hiddleston. A série começou forte e sua trama, apesar de lembrar um pouco Legends of Tomorrow da DC, é muito melhor produzida. A produção terá 6 episódios, então muitas surpresas por vir ainda. Novo capítulo sempre as quartas feiras.
Loki: EP. 01
Data de Lançamento: 09 de junho de 2021
Plataforma: Disney+
Nota: 9