Análise: Loki – Ep.01 Glorioso Propósito

Eu sou Loki de Asgard. E eu tenho o fardo de um propósito glorioso.

 E o MCU está de volta!!!! Agora é a vez de acompanhar a história de Loki, o Deus da trapaça, irmão de Thor e morto em Vingadores: Guerra Infinita.

Mas essa versão de Loki na verdade é aquela que escapou, através do Tesseract, durante os eventos de Vingadores: Ultimato, após os heróis voltarem no tempo, mais precisamente, na batalha de Nova York .

Muito bem, mas sobre o que se trata essa série? A princípio, a AVT( Autoridade de Variância Temporal) é uma agencia criada pelos Guardiões do Tempo e é responsável por manter a Linha do Tempo Sagrada protegida, cuidar do multiverso, seres de outras dimensões, linhas temporais etc, enfim, supervisionar e agir em qualquer anacronismo que possa prejudicar o tempo.

Essa AVT captura esse Loki aternativo com a ideia de apagar sua mente evitando assim futuros desdobramentos, porém um agente de nome Mobius (guarde esse nome), resolve que uma solução melhor seria recrutá-lo para ajudar a capturar um ser variante, quem vem causando diversos problemas a agência.

Loki' Recap: Episode 1 Premiere, Tom Hiddleston Series on Disney Plus |  TVLine

 

Claro que a Marvel explicou toda essa situação da forma que faz em todos seus filmes, no que eu carinhosamente chamo de apresentação no Power Point. Todo filme/série da Marvel, ela gasta uns minutinhos explicando detalhadamente a historia em forma de uma determinada animação. Nesse caso, um videozinho com traços dos anos 60 na TV antiga da fila de espera do AVT. E se você ainda ficar confuso, o próprio Loki te explicará momentos depois na conversa com o Agente Mobius.

Bom, nesse recrutamento, aliás, uma interação muito interessante aconteceu entre os dois. Mobius pergunta o que ele faria se conseguisse governar Midgard e a resposta foi uma surpreendente falta de ideias. Algo como o Coringa contou em Cavaleiro das Trevas, quando afirmou ser um cachorro latindo atrás de um carro, que não saberia o que fazer se alcançasse um. Contudo Loki, tem a noção de que governar é tirar a liberdade de escolha.” Escolhas trazem vergonha, incerteza e arrependimento, uma bifurcação em cada estrada e o caminho errado sempre escolhido.”

Após Mobius mostrar um resumo de Thor 2 para Loki, Loki faz o que faz sempre. Engana o agente, rouba sua chave da coleira e foge. Quando a fuga da errado ele perde a esperança e acaba voltando para a sua cela, onde assiste o resto das escolhas que causaram a morte do Loki original. Ciente de seu destino , acaba fazendo um acordo com o Agente Mobius para caçar esse ser variante, que na verdade é uma versão dele mesmo. Mas qual versão?

Crítica Loki Disney Plus : Episódio 1- "Glorioso Propósito"

 

Outros fatores interessantes:

  • O misterioso vilão está assassinando agentes da AVT e roubando as cargas de reset, usadas para restaurar a linha temporal de uma determinada área.
  • As ondas do fluxo do tempo são mostradas exatamente da mesma forma que a anciã mostrou ao Hulk em Vingadores: Ultimato.
  • A Juíza que julgou Loki, Ravona , nas HQs é namorada de Kang, o Conquistador, vilão que aparecerá em Homem Formiga e a Vespa: Quantumania.
  • Dentro da agencia , existem inúmeras joias do infinito de diferentes realidades espalhadas entre os trabalhadores como souvenir. É uma forma da Marvel mostrar que nas próximas fases do MCU as joias não terão a mesma importância.
  • Mobius além do agente da AVT, é também o nome do elemento descoberto por Tony Stark em Vingadores: Ultimato que possibilitou a viagem no tempo.
  • As ações de Loki são na verdade, escadas para outros atingirem seu potencial máximo. Suas derrotas são seu grande legado.
  • Nas cenas finais, é mostrado um arquivo de Loki, com seus reais dados, como nascido em Jotunhein, seus apelidos e gênero: Fluido, consistente com as HQs onde Loki já apareceu em inúmeras versões diferentes desde mulheres a crianças.
  • Por fim, sobre o Vilão. Considerando as pistas deixadas, acredito que a versão assassina de Loki seja Lady Loki, que está coletando as cargas de reset para criar uma realidade para ela.

Muita comedia, um pouco de ação e muito de Owen Wilson e Tom Hiddleston. A série começou forte e sua trama, apesar de lembrar um pouco Legends of Tomorrow da DC, é muito melhor produzida. A produção terá 6 episódios, então muitas surpresas por vir ainda.  Novo capítulo sempre as quartas feiras.

Loki: EP. 01

Data de Lançamento: 09 de junho de 2021

Plataforma: Disney+

Nota: 9

 

Análise: Loki – Ep.01 Glorioso Propósito

Daniel Salles
Sobre o autor
- Cinéfilo, louco por séries, games, HQ e mundo Nerd em geral. Daniel "Baluarte", também é professor de futsal e amante de esportes, onde dedicou a maior parte de sua carreira. https://twitter.com/Kapoow___