Análise: Madden 22- Avançou algumas jardas mas tem espaço para melhorar

Um grande problema em jogos de esporte como FIFA, NBA, F1, NHL entre outros é a dificuldade de se trazer inovações ano após ano.

As regras são as mesmas, os objetivos parecidos então como ser criativo? Como gastar suas preciosas horas na frente da tela mais interessante?

A primeira opção parece ser unanime. Tornar sua experiência o mais imersiva possível. Seja criando um atleta ou comandando uma franquia conhecida, criando sua equipe do zero ou apenas jogando com os amigos.

E nessa estrutura que a EA traz em todas as suas franchises, você entra no jogo familiarizado com suas possibilidades. E o diferencial fica por conta de jogabilidade, gráficos, e características próprias do esporte e Madden 22 consegue agradar e desagradar na mesma proporção.

Antes de começar, uma pergunta precisa ser respondida. Você é um fanático pela NFL ou um jogador casual? Caso seja um torcedor daqueles que senta todo domingo na frente da ESPN (ou Star+ agora) esse jogo vai te fazer feliz principalmente no modo Franchise. Desde as complexas estatísticas do NextGen, até a imensa possibilidades de variações, esquemas e até a influência do clima da torcida, o jogo traz algumas novidades interessantes .

 

Madden NFL 22's Franchise gets an overdue refresh, but is that enough? -  Polygon

 

Agora, se você é um fã casual, que mal entende propriamente as regras do jogo, sua curva de aprendizado trará sangue, suor e lagrimas. Futebol Americano não é o esporte mais fácil de se jogar e se não estiver com seu inglês em dia, pouco vai aproveitar das analises estatísticas e crescimento tanto seu como de seu adversário. Além disso, o jogo precisa de uma limpeza visual maior para facilitar o entendimento dos iniciantes. O layout não estar em português afeta a experiência e deixa o jogo muito nichado e além disso não é dessa vez que teremos um Everaldo Marques, um Romulo Mendonça ou Paulo Antunes para nos ajudar na narração dos jogos.

 

Review: Madden NFL 22

 

Fumble

Engraçado notar a diferença da importância dada para o Ultimate Team em relação ao FIFA por ex. Enquanto no futebol esse modo é um sucesso e recebe as melhores atualizações, no Madden é por vezes relegado a pequenas competições e mínimas atualizações de versão para versão. No entanto, se não comprar pacotes com dinheiro real terá muita dificuldade para enfrentar outros players , principalmente nos primeiros meses. 

 

Madden NFL 22 Guides, Tips & Tutorials | DiamondLobby

 

Touchdown

Aqui as estrelas são o modo Franchise e o Face of the Franchise. Graças a uma pressão do publico nunca vista antes, chegando inclusive a se montar um movimento de boicote a versão 21 de Madden, a EA teve que se mexer e revitalizou o modo Franchise com um novo sistema de gerenciamento.

Além dos jogadores, agora você tem acesso ao Técnico e todos os seus coordenadores assistentes, Inclusive ganhando Staff points para gastar na arvore de skills de sua comissão técnica permitindo adicionar uma personalidade única e adaptável ao seu estilo de jogo. As coletivas de imprensa pós jogo também te ajudam no fator imersão e você se sente realmente comandando a franquia. Outra adição importante foi a análise semanal do próximo adversário, 

Em Face of The Franchise, no melhor estilo “Alex Hunter” (Fifa) ou The Comeback Kid (NBA LIve), você cria seu atleta dentro uma historia, saindo da faculdade, participando do Draft e dando seus primeiros passos em direção a NFL. Como nas outras franquias da EA, a participação de marcas e atletas famosos deixa tudo mais interessante. Após o draft esse modo fica bem parecido com o modo Franchise.

 

Madden 22: Tips and Tricks to Improve Your Game | Digital Trends

 

Graficos, Jogabilidade e Trilha Sonora

Aqui é a EA no seu melhor. Bem acabado, boa musica e com ótima mecânica, os breaks estão mais rápidos e os intervalos menores para tornar o jogo um pouco mais rápido. Outra novidade incrível foi o Dynamic Gameday. Essa adição, que conta apenas para consoles da nova geração, traz três fatores importantes . Atmosfera do jogo, o momento do jogo e as estatísticas Next Gen para a melhora da Inteligência artificial. Na atmosfera, o publico vai ao delírio em determinadas situações do jogo impedindo inclusive alguns jogadores de ouvirem as instruções de jogadas. cada estádio tem sua característica e efeito sobre sua equipe e a adversaria. Já o momento é criado quando você esta muito bem ou muito mal no jogo. Numa sequencia positiva seus jogadores ficam mais confiantes, seu QB trabalha melhor sobre pressão e seus receivers estão mais espertos, enquanto numa sequencia negativa o efeito é exatamente o oposto.

Conclusão

O jogo tem muito espaço a evoluir, mas começa a dar sinais que existe esse interesse. O fato de não haver um concorrente para o Madden 22 prejudica muito já que nada melhor do que uma boa concorrência pra te tirar do lugar comum.  Madden 22 é divertido e pode te render diversas horas colado na cadeira. È também uma boa porta de entrada para quem quiser conhecer mais a fundo esse esporte. 

MADDEN 22.

Jogabilidade: 8.5

imersão: 8

Gráficos e Trilha Sonora: 9

Interface: 7

Análise: Madden 22- Avançou algumas jardas mas tem espaço para melhorar

Sobre o autor
- Cinéfilo, louco por séries, games, HQ e mundo Nerd em geral. Daniel "Baluarte", também é professor de futsal e amante de esportes, onde dedicou a maior parte de sua carreira. https://twitter.com/Kapoow___