
Chegou o penúltimo capitulo de Obi-Wan Kenobi e a verdade é que talvez seja tarde demais para atingir a expectativa inicial.
Pela primeira vez vimos flashbacks decentes entre Anakin e Ben ( pelo ponto de vista de Anakin), pavimentando o caminho que as cenas finais do capitulo resolveram percorrer.
A história fica muito mais interessante quando a série gasta um tempinho dentro da rivalidade dos dois. Leia e Luke não correm real perigo, já que sabemos decor como tudo acaba então ficar fazendo suspense sobre o destino deles parece uma grande perda de tempo.
Ver Obi-Wan voltando a velha forma, vencendo Vader através de estratégias e mostrando que o antigo Padawan continua impaciente ao tentar trilhar o caminho da vitória deveria ser o foco principal de todos os episódios.
Ao invés disso, perdemos tempo com o desnecessário grupo dos incompetentes inquisidores cujo arco inteiro serviu apenas para transformar Reva na líder e tentar apunhalar Vader pelas costas. Acontece que nosso querido vilão, obviamente, já sabia de tudo sobre ela e a tratou como a marionete que ele precisava que ela fosse. Sei da importância deles em outras histórias, mas nas telinhas, aqui e agora, foram tão relevantes quanto os medíocres Cavaleiros de Ren.
O passado de Reva(da competente Moses Ingram) é exatamente o que a gente esperava. Ela é uma das crianças que deveriam ter sido executadas por Anakin durante a ordem 66. Sobreviveu se fingindo de morta e depois passou a vida tentando se infiltrar nas tropas de Vader para tentar se vingar. Longe de ser uma das mocinhas, Reva cometeu muitos atos ruins e derramou muito sangue para chegar onde chegou. Além disso, culpa Kenobi por ter falhado como mestre de Anakin. Deixada a beira da morte por Vader, acabou descobrindo sobre Luke e deve ir para Tatooine no episódio final.
De resto, mais do mesmo. Um exercito de Stormtroopers que não conseguem acertar mais do que uma pessoa. Um sacrifício desnecessário da Tala porque aquela bomba poderia ter dado o tempo necessário para eles fugirem considerando que a perseguição se deu em uma caverna. E o Darth Vader tão focado em Kenobi que não sentiu sua filha no local? Difícil de acreditar.
Um episodio um pouco melhor que os outros mas longe da nossa expectativa. Ainda não entendi o que a série traz de novidade. Minuto após minuto, ficam se repetindo sempre os mesmos conceitos dos filmes anteriores. Mais uma vez, só vale assistir por causa de Ewan McGregor, Hayden Christensen e Moses Ingram. Mesmo as lutas com os Sabres de Luz, que a gente tanto espera são engessadas e lentas. Fica a esperança de tudo isso ser resolvido com um espetacular sexto episódio mas não acho que de tempo de contar outras histórias nesta temporada. De consolo, serve saber que Vader/Hayden aparecerá na série da Ahsoka Tano.
Obi-Wan Kenobi : EP. 05
Data de Lançamento: 15 de junho de 2022
Plataforma: Disney+
Nota: 7.5