
A análise faz parte do projeto e parceria Kapoow! & Game Lab ESPM
Sekiro: Shadows Die Twice
Do mesmo estúdio que nos trouxe a série Dark Souls e Bloodborne, chega o jogo Sekiro: Shadows Die Twice, um título que possui grandes similaridades com os títulos passados, porém que também apresenta grandes diferenças, abandonando a temática gótica e vitoriana de Dark Souls se movendo para um contexto de Japão feudal.
História:
Assim como nos jogos da franquia Dark Souls, Sekiro não conta sua história de uma manira compulsória, você pode terminar o jogo sem entender muito do que está acontecendo, para que você possa compreender a narrativa de Sekiro você precisará prestar bastante atenção nos diálogos entre personagens e até espionar outros personagens conversando para entender detalhes e segredos da trama. Volta também a ideia de trazer detalhes do mundo e da trama do jogo “escondidos” nas descrições dos itens que você acha enquanto joga. Com tudo isso dito, Sekiro não é tão enigmático no contar de sua narrativa, ou seja, apenas prestando atenção nos acontecimentos do jogo e nos diálogos com os outros personagens você terá uma boa ideia do que está acontecendo, o caderno e caneta que eram necessários para o entendimento de Dark Souls não são mais necessários. O jogador também pode fazer algumas escolhas que impactam no rumo que o jogo toma, algumas alterando apenas a cutscene que toca após o último chefe outras alterando completamente quais chefes serão enfrentados para terminar o jogo.
O jogo conta a história de Sekiro, um ninja, e seu mestre Kuro que tem como seu objetivo destruir a linhagem do dragão, que são seres que possuem o sangue do dragão o que as faz imortais, pois a imortalidade que ela traz também vem com uma consequência, a estagnação, ou seja, quando um herdeiro da linhagem do dragão morre ele usa a força vital das pessoas ao seu redor para reviver, para que Kuro possa terminar essa linhagem ele comanda seu fiel ninja, Sekiro, obter alguns itens espalhados pela região de Ashina, itens que quando obtidos avançam a narrativa do jogo.
Jogabilidade:
Sekiro é um jogo de ação em terceira pessoa, ele se aproveita da fórmula já refinada pela From Software com os jogos da franquia Dark Souls, porém ele incorpora novos elementos, o principal deles é o braço-gancho que o protagonista adquire após o tutorial do jogo, esse braço-gancho possibilita a exploração do eixo vertical no gameplay, algo que ainda não havia sido explorado pela From Software em seus jogos, isso adiciona não apenas novos métodos de interação com seus inimigos e novas formas de combate assim como possibilita uma filosofia de level design completamente diferente, Sekiro apresenta cenários que
podem ser explorados tanto horizontalmente quanto verticalmente, tornando o aspecto exploratório do jogo muito mais envolvente e dinâmico. Quanto ao combate, Sekiro mantém a tradição da From Software de produzir jogo extremamente exigentes quanto a habilidade do jogador onde sua habilidade motora e reflexos estão sempre sendo testados pelos diversos inimigos e chefes, você está limitado a usar como arma principal apenas uma espada que Kuro te entrega no começo do jogo, porém ao longo do jogo você pode tanto adquirir novos equipamentos que podem ser incorporados no seu braço gancho quanto habilidades de combate que alteram e possibilitam alguns combos e movimentos especiais. Outra característica de Sekiro: Shadows Die Twice é que, fazendo jus a seu nome, você pode reviver uma vez após seus pontos de vida chegarem a zero, isso te dá a oportunidade de cometer alguns erros sem uma punição muito grande ser aplicada, porém se o jogador morrer duas vezes ele perderá metade tanto de seu dinheiro acumulado quanto da sua experiência atual.
Sekiro apresenta uma diversa gama de inimigos diferentes que o jogador pode enfrentar, e por mais que sua maioria sejam inimigos humanoides, eles apresentam comportamentos diferentes o suficiente para que o jogador não sinta que o jogo se tornou repetitivo, existe uma grande variação entre as armas e estilos de combate usados pelos inimigos, e alguns chefes são realmente desafiadores. O jogo apresenta também a mesma fórmula de Dark Souls onde se o jogador usa um ponto de descanso para recuperar sua vida todos os inimigos derrotados serão revividos, com a exceção de chefes e mini chefes. Todos os inimigos também possuem uma ou mais barra de vida e uma barra de postura, você pode tanto matar seus inimigos zerando a barra de vida deles quanto preenchendo a de postura, o que permitirá que você execute um inimigo independentemente da quantidade de vida que ele tenha.
Personalização e Progressão:
Com o passar do jogo, Sekiro obtém textos de artes marciais que dão ao jogador a habilidade de aprender novas habilidades de diversos tipos como contra-ataques e novos golpes. Para que o jogador possa aprender essas habilidades ele precisa gastar pontos de experiência obtidos durante o jogo, cada habilidade tem um custo próprio para ser obtida e, na minha experiência, é muito difícil o jogador aprender todas as habilidades disponíveis durante sua primeira playthrough, você muito provavelmente precisará começar o jogo em New Game+ para poder aprender todas as habilidades. O jogador também pode desbloquear novos equipamentos que podem ser usados com seu braço prostético, esses equipamentos também podem ser melhorados com a ajuda de um personagem em troca de dinheiro e alguns itens.
Personagens
Sekiro apresenta poucos personagens, Sekiro ou “lobo” (seu nome ninja), o personagem principal, é um ninja cujo mestre é Kuro, Sekiro não é um personagem mudo como Link da série The Legend of Zelda, porém ele não está muito longe disso, Sekiro não apresenta muitas características de sua personalidade além da sua lealdade e perseverança. Kuro por outro lado é um personagem mais emotivo, ele deixa claro quais são seus objetivos e demonstra clara preocupação com as pessoas ao seu redor. Além dos dois outros personagens ajudam a dar sentido a narrativa assim como servem como lojas e meios pelos quais Sekiro pode aprimorar suas habilidades.
Conclusão:
Sekiro é surpreendentemente um excelente jogo. Fazendo uso da formula de Dark Souls, porém apresentando suas próprias características que o diferenciam da série, Sekiro apresenta um gameplay desafiador e extremamente envolvente ao mesmo tempo que nos conta uma história interessante, que pode ser tão detalhada quanto o jogador quiser, se ele estiver interessado em procurar e descobrir esses detalhes.
Sekiro: Shadows Die Twice.
Lançamento: 22/03/2019
Desenvolvedora: From Software
Teste em: PC
Nota: 9.0/10
Sobre o Autor:
Gustavo de Castro Lourenço – Estudante de gerenciamento de sistemas de informação e gestão na faculdade ESPM, tem grande experiência tanto com o jogar como com o contexto de games, com mais de 15 mil horas de experiência em games. Tem como jogos sua paixão e sua aspiração profissional. Procura olhar jogos com um olhar mais técnico e objetivo não deixando sua opinião tomar conta de uma análise.