
A análise faz parte do projeto e parceria Kapoow! & Game Lab ESPM
Novo jogo é uma das produções mais ambiciosas da franquia desde WWE2K14.
Seja um fã de wrestling ou não, você provavelmente já se divertiu um pouco com as piruetas sobre humanas de Rey Mysterio, já temeu o homem-morto, The Undertaker, ou já assistiu um filme de Dwayne Johnson, The Rock, nos cinemas. Porém, isso não significa que WWE 2K19 é um jogo pra qualquer um.
WWE 2K19 é um jogo que tem a intenção de te imergir no universo do wrestling profissional moderno e é um dos títulos mais ambiciosos da franquia, desenvolvido pela Yuke’s e distribuído pela 2K Games para as plataformas Xbox One, Playstation 4, PC e Nintendo Switch.
WWE 2K19 chegou nas gôndolas (físicas e digitais) no dia 9 de Outubro de 2018, trazendo um roster de 191 lutadores jogáveis, um Universe Mode altamente personalizável, um Career Mode completamente reformulado e diversas features inéditas na franquia. Será que tudo isso foi o suficiente para fazer jus ao universo do wrestling moderno e entregar uma boa experiência para os jogadores, ou melhor, para os fãs?

Eu, como um ávido fã e jogador de jogos de wrestling, fiquei muito ansioso pelo lançamento do game. Jogo a série desde quando o título pertencia à THQ, comecei pelo WWE Smackdown Vs RAW 2008 (IMAGEM 1) e desde então não deixei de jogar nenhum jogo de wrestling. Pra mim e para os outros jogadores frequentes da franquia a expectativa era ver mais melhorias e mais desapego com o passado dos jogos, que sempre pareciam a mesma coisa com uma diferencinha aqui e outra ali.
Apesar da evolução gráfica que o game anterior (WWE 2K18) obteve em relação ao seu antecessor (WWE 2K17), o mesmo não aconteceu para WWE 2K19. O jogo possui um visual muito parecido com o anterior, com melhorias apenas nas interfaces e nos menus.
Em vez disso, o foco da equipe de desenvolvimento da 2K foi desenvolver novas features para os modos já existentes e recuperar modos antigos. Infelizmente, o clamado GM Mode ainda não retornou nesta edição, apesar da súplica dos jogadores da série.
MODO CARREIRA
O Career Mode desse ano tomou um rumo completamente diferente. Em vez de criar um personagem e apenas lutar, lutar e lutar, a 2K optou por criar uma narrativa da qual você é o protagonista.
Ao criar um MyPlayer, você embarca em uma jornada pelo circuito independente de wrestling no Estados Unidos, Japão e México em busca de uma oportunidade de contrato com a WWE. Quando finalmente conseguir ingressar na gigante do wrestling, seu personagem iniciará diversas rivalidades com diferentes personalidades da WWE.
Além disso, esse ano, o modo carreira veio inteiramente com as vozes originais dos personagem gravadas. Pecado do game anterior, que nos obrigava a ler legenda sem ouvir voz alguma.
O modo carreira oferece uma experiência linear, com pouco ou quase nenhum espaço de escolha. As poucas escolhas que o jogador pode fazer não significam muita coisa e não alteram em nada o curso da história, como por exemplo a opção de consertar ou não o pára-brisas da sua van, como mostra a IMAGEM 2, logo abaixo.

Apesar de tudo, o modo representa uma grande evolução quando comparado ao do game anterior e consegue sim oferecer algumas horas de diversão, mais pela empatia que temos pelos personagens ali inseridos do que pela representação do nosso próprio personagem, que parece que sempre será igual independente do jogador que o crie. Isso acontece porque a progressão do personagem foi dificultada pela implementação de loot boxes, que permitem que o jogador compre caixas para desbloquear novas roupas, golpes, pontos de habilidade etc. O problema é que juntar pontos para abrir as caixas é uma atividade muito demorada, fazendo com que os jogadores se contentem com os equipamentos já desbloqueados pelo jogo e, consequentemente, deixando o personagem de todos os jogadores muito parecido.
De qualquer forma, o Modo Carreira realmente veio com uma proposta nova, muito mais próxima dos formatos utilizados pela 2K em jogos como NBA 2K, mas ainda falta mais um pouco para chegarmos lá.
MODO UNIVERSE
O Universe Mode é talvez um dos modos mais jogados na história da franquia. No modo, você toma o lugar de um promotor de wrestling e define o calendário da empresa, criando shows semanais ou mensais (Pay-Per-Views), definindo os títulos pertencentes a cada show bem como o elenco que os compõem. Ao criar os shows, o jogador pode selecionar o dia da semana em que o show acontece, toda sua identidade visual incluindo logo, transições, arena, entre outros. Com um show criado, o jogador então pode selecionar os lutadores que irão competir nele, incluindo estrelas de hoje em dia, lendas e wrestler póstumos. Por fim, o jogador define os cinturões que serão defendidos naquele show, podendo escolher entre cinturões antigos, modernos ou até mesmo criar o seu próprio.
Rivalidades (cutscenes, cinturões, PPVs)
As narrativas do Modo Universe se desenrolam a partir das rivalidades, criadas automaticamente ou pelo próprio jogador, entre 2 ou mais wrestlers. Rivalidades envolvendo campeões acabam por girar em torno do cinturão e são concretizadas nos Pay-Per-Views – eventos anuais – definidos pelo jogador. A imagem abaixo mostra o quadro de rivalidades do show NXT.
Outra grande adição foram as melhorias nas mecânicas de partidas Money In The Bank. Durante o desenrolar das rivalidades, o jogador pode optar por dar um Cash In com o vencedor da luta Money In The Bank a qualquer momento e iniciar uma luta por título. Além das entradas com a maleta, que tornam a experiência bem mais imersiva.

Durante os shows semanais, lutadores envolvidos em uma rivalidade entrarão em diversos conflitos toda semana. Infelizmente, muitas das animações das cutscenes são tão antigas quanto o modo (que estreou na edição de 2010), recebendo pequenas melhorias e adições ao longo dos anos.
Particularmente, o Universe Mode é onde eu gasto a maior parte das minhas horas enquanto jogo. Ver que a experiência continua muito parecida com a dos jogos passados foi levemente decepcionante. Mais do mesmo enjoa rápido.
MODO SHOWCASE
O Showcase Mode voltou depois de passar um tempo “esquecido’ pelos desenvolvedores. Trata-se de um modo no qual o jogador revive momentos históricos da WWE, podendo participar da ação enquanto relembra tais momentos.
Esse ano, o game apostou na história do wrestler Daniel Bryan, que sempre foi um underdog mas conseguiu conquistar diversos títulos em narrativas contra a administração da empresa. A experiência de reviver a jornada de Bryan pela WWE e relembrar os momentos de sua carreira foi bem divertido, mas infelizmente o modo é muito curto (o que faz sentido, pois conta histórias reais que, querendo ou não, acabam).
Por um lado, o modo é um misto de sequências de imagens históricas, trechos de lutas da televisão, entrevistas com as pessoas envolvidas. Por outro, permite que o jogador assuma o controle de Daniel Bryan nas diferentes rivalidades ao longo dos anos. por se tratar de uma reconstituição do que aconteceu no passado, o jogo não permite que o jogador trace o rumo da narrativa, dando a ele pequenos objetivos para serem executados durante a partida a fim de dar continuidade na história linear.
CREATION SUITE
Um dos maiores e mais impressionantes elementos dos jogos da WWE sempre foi o Creation Suite, que permite ao jogador criar superstars, set de golpes, cinturões, shows, arenas, cenas de entrada e celebração e diferentes modalidades de partida que podem ser compartilhados com toda a comunidade por meio do WWE Community Creations – isso significa que você não precisa saber criar bem superstars não inclusos no jogo, alguém provavelmente já fez e disponibilizou para download. Porém, esta edição recebeu pouquíssimas melhorias nesse quesito, oferecendo aos jogadores a mesma coisa que no ano passado, com exceção de pequenas funcionalidades que auxiliam os criadores.
Um ponto divertido é que, se você quiser deixar pra lá por um momento a seriedade da coisa, você pode fazer download do Batman, uma tartaruga ninja, Jason Vorhees e fazê-los lutar num ringue de wrestling. O céu é o limite. A imagem abaixo mostra o hub de lutadores para downloads.

GAMEPLAY
É neste campo de gameplay que WWE 2K19 mostra para o que veio. WWE 2K19 tem muitos controles e diversas combinações contextuais entre eles, tornando um pouco difícil a experiência para novos jogadores – ainda bem que o modo carreira oferece um bom tutorial para os iniciantes.
Apesar de ser muito difícil simular uma partida de wrestling, que é ensaiada e combinada para surpreender a audiência, WWE 2K19 faz isso muito bem, misturando golpes, agarrões e puxões que permitem a manipulação do corpo de seus inimigos para colocá-los na posição desejada para que seja desferido o golpe idealizado pelo jogador.
Mas não se engane, manipular seu adversário não será tão fácil nessa edição. A inteligência artificial dos seus adversários está um pouco mais desafiadora, isso significa que eles irão reverter golpes com mais cautela, fazer de tudo pra avançar a barrinha e desferir um finalizador no momento certo ou usar de qualquer pilantragem para ganhar de você, no caso dos wrestlers “vilões”.
Durante uma partida, o jogador pode escolher entre diversas estratégias para ganhar, seja esvaziar os pontos de Reversal do adversário para que ele não possa se defender, ou focar em infligir dano em um dos membros e tentar vencer por submissão, ou fazer com que seu adversário seja desqualificado. Enfim, são muitas as formas de conquistar uma vitória e tudo depende do seu instinto para saber qual a melhor hora para desferir cada golpe.
Nesta edição, foi inserida uma mecânica de Payback durante os combates, que conferem aos lutadores até duas habilidades que são carregadas conforme o dano recebido, que podem ser usadas para virar o jogo durante a partida.
Uma das grandes chaves para uma partida de wrestling de sucesso é o desempenho dos comentaristas da partida, que colocam interpretação, emoção e mais ação aos combates. Infelizmente, os comentários de WWE2K19 não entregam nem um pouco disso, repetindo frases o tempo todo, errando o tempo dos golpes e deixando alguns momentos de silêncio um pouco constrangedores.
Prós Muita ação!
Elenco de personagens imenso, incluindo lendas
Muitas opções de customização
Criações da Comunidade
Modo Carreira Melhorado
Modo Universe com pequenas melhorias
Contras
Muitos componentes reutilizados de versões anteriores
O jogo não é muito bem otimizado, causando quedas no FPS
Se torna repetitivo muito rápido
Comentário pobre, adiciona pouco ou até estraga algumas experiências
Nota: 7.0/10
WWE 2K19 é um dos melhores e mais completos jogos de wrestling da atualidade e consegue divertir um não fã por algumas horas e um fã por muitas, mas com um porém. Por se tratar de uma narrativa guiada pelo jogador, o jogo deve continuar o incentivando com coisas novas para que ele tenha mais curiosidade em explorar as possibilidades. Infelizmente, WWE 2K19 falha um pouco nesse aspecto, tornando-se repetitivo em pouco tempo caso o jogador não fantasie as narrativas além do game, já que as rivalidades e animações possuem pouca variedade entre si e rapidamente se tornam enjoativas.
A WWE é conhecida não só pelos seus eventos de wrestling, mas também por produzir diversos conteúdos fora dos ringues como filmes, revistas, merchandising, reality shows, colecionáveis, documentários e, claro, jogos. Portanto, vale ressaltar que WWE2K19 é produto de uma estratégia transmidiática muito maior por parte da WWE, que tem como objetivo maximizar a participação do wrestling no consumo de entretenimento dos fãs e entusiastas.
No começo da análise me referi ao game como um produto para os fãs, mas a realidade é que, para um fã que joga a série a muito tempo, WWE 2K19 pode ser divertido por algumas horas antes de se tornar mais do mesmo. Para um jogador convencional, WWE 2K19 consegue entregar tudo que promete.