
A criatura simplesmente não morre. Não há armas fortes o bastante para enfrentá-lo, nem pernas rápidas o suficiente para sair correndo quando ele aparece. O esquema é se esconder, fazendo uso de todos os recursos em seu inventário e nos cenários para sobreviver e conseguir concluir o que for necessário por onde passar. Lembrando que se o bicho te encontrar, ele te mata na hora, e muitas vezes pode vir por trás, sem que você se dê conta!
Você gosta de Survival Horror e de jogos do estilo, mas ainda não jogou Alien: Isolation? Confira uma lista de motivos para jogar este título incrível!
Eu sou uma grande fã de Resident Evil, e isto já não é segredo para ninguém. Tem até quem me chame de “garota do Resident” não somente nas redes sociais, mas entre rodas de amigos e até por pessoas da família! Eu, particularmente, acho isto bem bacana, mas muita gente acaba achando que eu SÓ jogo Resident Evil, e que não sei jogar outros jogos, o que não é verdade, pois curto a maioria dos estilos dos games, mas admito minha predileção pelos títulos de Survival Horror ou aqueles com um “gore” bacana, ou seja, joguinhos sanguinários.
Desde o fim do ano passado, estou degustando Alien: Isolation e, à primeira vista, admito que quase desisti de dar uma chance ao jogo por um motivo banal: a perspectiva é em primeira pessoa, o que me desorienta completamente. Não tenho problemas de labirintite ou coisa assim, mas jogos com esta visão me deixam meio perdida, e eu acabo indo e voltando para o mesmo lugar várias vezes.
Confesso que isto me assustou um bocado, a princípio, só que o jogo é tão bom e envolvente que acabei me adaptando a esta minha, digamos, “falha”. Aliás, a imersão é fundamental para a criação deste clima claustrofóbico e de tensão o tempo todo, e só seria possível mesmo numa visão em primeira pessoa. E, por sinal, eu acabei de citar dois elementos de Survival Horror que tem de sobra neste jogo. Vamos aos próximos?

O JOGO TEM UMA PROTAGONISTA MAIS “REAL”
Nada de heróis dando piruetas ou que chegam na voadora na cara dos inimigos. Amanda Ripley, a filha da protagonista dos filmes da saga “Alien”, Ellen Ripley (interpretada pela atriz Sigourney Weaver), é colocada em uma situação onde deve enfrentar uma gama de ameaças em um ambiente aterrorizante.
Em certos momentos, inclusive, ela demonstra bastante medo, como na primeira vez em que vê o xenomorfo, escondendo-se embaixo de uma mesa, com a respiração ofegante.
VOCÊ TERÁ QUE SOBREVIVER COM POUCOS RECURSOS
Além de te jogar no mesmo lugar onde um alienígena resistente a armas de fogo perambula pelas tubulações, o jogo ainda te disponibiliza pouquíssimos recursos, que você deve combinar para a criação dos projetos encontrados pelos cenários, como bombas de ruído, que servirão de distração para poder passar pelo Alien.
O pouco que o jogo te oferece não possibilita matar todos os inimigos, portanto, se esconder em armários ou embaixo de mesas e aderir ao modo “stealth” para passar despercebido é fundamental para sobreviver na gigantesca estação espacial Sevastopol.

VOCÊ ESTÁ SOZINHO NESTA, MEU AMIGO…
O próprio título é bem esclarecedor sobre o tipo de experiência que o jogo proporciona: você está isolado em um ambiente claustrofóbico e hostil. E não espere por um parceiro para te ajudar a sobreviver. A experiência é “single player”, Amanda passa 70% do tempo explorando e se escondendo e raramente encontra um sobrevivente ou um de seus companheiros pelo local.
Dá até para dizer que a sensação de solidão é amplificada pela perspectiva em primeira pessoa, já que não há nem o corpo da personagem na tela.
VAI TER UM ALIEN NA SUA COLA NA MAIOR PARTE DO TEMPO
Sim, depois de certo momento do jogo, a presença do xenomorfo fica constante, algo em torno de… 90% do tempo. Não, você não pode enfrenta-lo, tampouco pode fugir dele, porque, como diz o populacho, “se correr, o bicho pega, e se ficar, o bicho come”.
Se ele te pegar, é morte instantânea e, acredite, você vai morrer muitas vezes neste jogo, mais do que gostaria e o suficiente para te deixar frustrado em vários momentos. Aprenda, portanto, com cada morte, para não cometer os mesmos erros.

NADA DE SALVAMENTO AUTOMÁTICO
As gerações mais recentes de videogames implementaram o “autosave” e deixaram uma galerinha bastante mal acostumada! No “meu tempo”, existiam os passwords no fim de cada fase e, mais adiante, a coisa toda evoluiu para o Memory Card, onde a maioria dos jogos disponibilizava pontos de salvamento ao longo de suas fases ou cenários.
No caso de Resident Evil, as máquinas de escrever (e não tem salvamento se não encontrar as fitas de tinta!); no primeiro Tomb Raider, cristais azuis espalhados pelas fases e que só podiam ser usados uma vez; em Silent Hill, os bloquinhos de anotação do primeiro jogo, e os símbolos macabros do terceiro.
Em Alien: Isolation, existem várias estações de salvamento espalhados pelos cenários, mas não vá achando que pode usá-lo a torto e a direito, não! Depois de usá-la uma vez, é preciso esperar alguns minutos para acessá-la de novo. O sistema, pelo menos, te poupa de fazer o péssimo negócio de salvar se houver algum inimigo por perto: você deverá esperar ele se afastar ou, se possível, matá-lo, para conseguir salvar seus progressos.
O JOGO TEM ALGUNS “QUEBRA-CABEÇAS” A SOLUCIONAR
Não, não espere poemas ou símbolos em portas, nada neste estilo, mas se prepare para solucionar rapidamente as senhas do codificador usado por Amanda para abrir portas ou acessar os computadores, e fazer uso de elementos nos cenários para te ajudarem a distrair os inimigos, como ativar ou desativar a purificação de ar ou autofalantes que emitem ruídos.
Algumas vezes também será necessário acessar os computadores Sevastolink para religar a energia ou algo do tipo. E falando na Sevastolink, todo o background da estação espacial é contado em arquivos de texto e de áudio encontrados no sistema.
VOCÊ VAI ANDAR… E MUITO!
Lembra nos antigos jogos de Survival Horror quando você encontrava um item e tinha que voltar o cenário inteirinho para finalmente utilizá-lo para destrancar uma porta só para ativar um sistema de segurança que destranca todas as portas de onde você originalmente pegou o item?
Ufa! Cansou só de ler, né? Pois o backtracking, o “ir e voltar” de um cenário ao outro, é constante em Alien: Isolation, sem falar que o jogo é enorme, então haja gastar a sola do sapato da Amanda indo de um lado ao outro – e, não custa lembrar, com o Alien no seu cangote durante 90% do tempo!
Alien: Isolation é um jogo desenvolvido pela Creative Assembly, lançado em Outubro de 2014 pela SEGA para os sistemas Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360, Xbox One e PC.
Gosta de survival e não gosta de FPS?
Perdeu dois dos melhores jogos do gênero, Amnesia e Outlast…
Fagner, gosto muito de Outlast. Amnesia não joguei ainda. Como disse, é uma falha minha mesmo, mas eu me arrisco. :P