Artigo: Heavy Metal/Games/André Matos

Em comemoração e lembrança do Dia do Metal, preparamos um artigo, simples para a associação com o mundo dos games.

 

O heavy metal desempenha um papel significativo em certos gêneros de videogame e geralmente é fundamental para a experiência do jogador.

 

Mas então, o que ele significa nos games?

 

 

A pesquisa sobre os efeitos emocionais e físicos que certos tipos de música têm na jogabilidade, feita pela gigante dos cassinos on-line Betway, destaca que os jogadores de um tipo diferente de jogo, ou seja, máquinas caça-níqueis, são mais responsivos a músicas que são rápidas e altas ou tocam uma sensação de nostalgia.

 

 

Ambos os pontos se aplicam ao gênero musical. O uso de faixas de metal em ritmo acelerado e estridente nos jogos de combate violentos é claramente uma escolha natural, pois aumenta o tipo de atmosfera ousada e emocionante que o jogo está tentando invocar. Os tipos de jogos que usam heavy metal normalmente consistem em um jogador que tem que lutar ou destruir completamente um enorme número de inimigos em rápida sucessão. Um solo fritando a guitarra é, portanto, bom para aumentar o ímpeto enquanto você atravessa centenas de inimigos.

 

 

O fator nostalgia também não deve ser desconsiderado aqui. O heavy metal desfruta de uma base de fãs obstinada e qualquer videogame que contenha os artistas favoritos da base de fãs tem a garantia de vender muito. Por isso, a franquia Guitar Hero decidiu derrotar seu rival Rock Band de uma vez por todas, lançando Guitar Hero: Metallica em 2009, apresentando todas as melhores bandas das melhores faixas da história e várias gravações originais. O jogo vendeu rapidamente 1,5 milhão de cópias, tornando-o um dos maiores sucessos da série.

 

 

 

 

Muito jogos ainda são baseados em bandas famosas, como Legacy of the Beast do Iron Maiden, atualmente para Android e IOS e um dos mais famosos deles Brutal Legends de PS3 e Xbox 360.

 

 

 

 

 

 

O artigo acima, descreve não só nossa admiração pelos jogos mas também, pela música. Nesse caso, o heavy metal. É também com uma grande tristeza que relembramos que há exatamente 1 ano atrás, o maestro do metal brasileiro nos deixou – André Matos, vítima de um infarto fulminante ao 47 anos. Fica para nós a lembrança do eterno 8 de junho, hoje instituído como o Dia do Metal em sua homenagem.

 

Ainda aproveitando a data, foi oficializado o documentário sobre a vida do “Maestro”. Intitulado Andre Matos – Maestro do Rock, o filme sobre o músico de Angra, Shaman, Viper e mais, será lançado em 2021, quando artista completaria 50 anos de idade

 

Confira abaixo:

 

 

Long for the day be back someday
And the church
Don’t let us die
Let me rest in peace
(Stand Away – Angra)

 

 

Gostou? Você também pode seguir o Kapoow! no Instagram.

Artigo: Heavy Metal/Games/André Matos

Thiago Cataldi
Sobre o autor
- Thiago Carreiro - professor de inglês com forte influência de mangás e animes quando começou a desenhar. Gosta de passar o tempo livre estudando tecnologia, praticando esporte, ouvindo podcasts e ensaiando com sua banda, The Blackhearts. Trabalhou em alguns projetos de desenvolvimento de app como UX Designer. Siga ele no Instagram @Cataldi86