
Parte integrante da Square Enix, a Luminous Productions acaba de lançar uma amostra da renderização poderosa no engine (motor gráfico) de Final Fantasy XV. Batizado do “Back Stage”, o vídeo promocional é uma produção conjunta com a divisão de tecnologia da NVIDIA e foi divulgado em primeira mão na Computer Entertainment Developers Conference (CEDEC), realizada esta semana no Japão.
A demonstração ilustra bem “os bastidores” da produção desse momento de crescimento do Ray Tracing, algoritmo de computação gráfica usado para renderização de imagens tridimensionais em tempo real, que vêm construindo todo o ecossistema dos games da próxima geração de consoles.
Esta tecnologia é parte das novas soluções da indústria que incluem softwares robustos e interfaces de programação de aplicativos (APIs) para trazer mais variedade aos motores gráficos já populares. Com um suporte de divulgação comercial das grandes produtoras do mercado dos games, o Ray Tracing também conta com um apoio cada vez maior dos principais desenvolvedores de jogos no mundo.
Assista ao Tech Demo “Back Stage” da Square Enix:
“Esses gráficos são bem bonitos, mas essas Tech Demos (demonstrações técnicas) geralmente demoram para atingir o consumidor padrão”, avalia o gamer Vinícius Viana e os rumores nas redes sociais realmente indicam que esse novo engine da empresa japonesa deverá ser lançado para o sucessor do PlayStation 4.
Neste curto preview é possível ver o grande potencial gráfico desse software em simular efeitos de iluminação, textura, sombras, reflexos e movimentação em real-time. Masaya Takeshige, da divisão de desenvolvimento tecnológico da NVIDIA, explica que essa demo roda em uma GeForce RTX 2080 Ti e mostra uma versão do Ray Racing, mais conhecida como Path Tracing, visto em Quake II RTX e Minecraft.
Conhecida por estar na vanguarda da tecnologia visual, a Luminous Productions é hoje considerada um dos principais estúdios de games do planeta. Sua Luminous Engine é o mesmo motor gráfico com suporte ao Path Tracing que também será utilizada no próximo jogo da companhia, o prometido projeto AAA.
Assim, o vídeo “Back Stage” é uma ótima apresentação de como será possível usar o Ray Tracing nos games do futuro. “As placas gráficas GeForce RTX têm poder além da nossa capacidade de imaginação e, com a tecnologia da NVIDIA, até o Path Tracing em tempo real se tornou uma realidade! Juntamente com a Luminous Engine, demos mais um passo em direção ao tipo de jogo mais bonito e realista que sempre nos esforçamos para criar”, comemora Takeshi Aramaki, programador-chefe da Luminous Productions.
O que você achou dessas novidades, curtiu?