
A versão carioca do Brasil Mega Arena (BRMA), que aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro entre 4 e 7 de junho contou, segundo os organizadores, com a presença de 29 mil pessoas, que esgotaram os ingressos para lotar o Centro de Convenções SulAmérica
Além dos torneios, o evento contou com atrações como áreas de jogo free-to-play e a presença de várias personalidades do YouTube. Segundo os organizadores, os mais assediados pelo público eram Felipe Neto, Julio Cocielo, Luba, Irmãos Piologo, Casal de Nerd, Celbitt, Muca Muriçoca e Lucas Lira.
Aos interessados só no torneio, um palco gigante com plateia para 1500 pessoas sentadas teve atividades ao longo de todo o dia, seja com partidas dos campeonatos de CrossFire, League of Legends e Dota 2, além de showmatches de Heroes of the Storm.
“A primeira edição da BRMA no Rio de Janeiro foi um sucesso. O público carioca compareceu em ótimo número, participou ativamente de cada partida no palco, se divertiu nos estandes e interagiu bastante com os youtubers. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado dessa estreia”, disse Felippe Corradini, organizador da BRMA. “Agora vamos focar nosso trabalho na próxima Brasil Mega Arena, em São Paulo, e quem sabe retornar ao Rio de Janeiro em breve”, completou.
Veja abaixo um resumo de tudo o que rolou:
CrossFire
Bastante popular no Rio de Janeiro, CrossFire foi um dos pontos altos da BRMA. A competição, que teve a participação das equipes Dai Dai, INTZ, Jayob e paiN Gaming, foi muito agitada desde o início e sagrou a equipe INTZ como grande vencedora, que além do troféu da primeira etapa do campeonato brasileiro de CrossFire conquistou um prêmio de R$19 mil.
A INTZ eliminou DaiDai por 2 a 0 nas semifinais e chegou à final de domingo contra o Jayob, que havia vencido a paiN Gaming por 2 a 0. Na partida que valia o título, INTZ levou a taça após um triunfo por 2×1. “Desde a fase on-line nunca fomos favoritos e aqui ganhamos de equipes tops. Estamos numa crescente muito grande, o título soma bastante e agora vamos continuar treinando para conseguir uma vaga para o mundial”, revela o atleta André “Dedee1” Santos.
Resultados:
Semifinal 1 – Jayob 2 x 0 paiN Gaming
Semifinal 2 – INTZ 2 x 0 Dai Dai
Disputa de terceiro lugar: paiN Gaming 2 x 0 Dai Dai
Final: INTZ 2 x 1 Jayob

League of Legends
O mais popular jogo de e-sport atual reservou alguns resultados inesperados. A equipe SE LOCO CACHORREIRA (SLC) perdeu a partida de estreia para Jayob e-Sports, mas na repescagem surpreendeu a Brave e-Sports de virada e garantiu uma nova chance na competição. Com a vitória, enfrentou a equipe Big Gods, uma das favoritas, que havia vencido a Brave e-Sports na primeira partida mas perdido da Jayob e-Sports na disputa seguinte. Apesar do jogo equilibrado, a SLC não conseguiu superar a Big Gods e encerrou sua participação na BRMA com o surpreendente terceiro lugar. Na finalíssima, Jayob e Big Gods travaram um grande duelo que terminou com a vitória por 2 a 0 para a Jayob. “Jogar frente a frente com o adversário e com tanta gente assistindo é inexplicável. É muito bom! Viemos confiantes na vitória, treinamos bastante e isso fez com que conseguíssemos o resultado” diz Gabriel “Turtle” Peixoto, jungle da Jayob.
Resultados:
Round 1 – jogo 1 – Jayob 2 x 0 SLC
Round 1 – jogo 2 – Big Gods 2 x 0 Brave e-Sports
Repescagem 1 – SLC 2 x 0 Brave e-Sports
Semifinal 1 – Jayob 2 x 1 Big Gods
Repescagem/ Semifinal 2 – Big Gods 2 x 1 SLC
Final – Jayob 2 x 0 Big Gods
Dota 2
Com cinco equipes participantes, o formato de disputa dava a todos os times uma segunda chance em caso de derrota nas fases iniciais. No primeiro round, Ode e ez Kafka disputaram a quarta vaga da etapa seguinte, que já tinha definida a presença de Dynasty Hon, sX Gaming e INTZ. Por 2 a 0, Ode venceu a disputa e se classificou para um duelo com a Dynasty, mas acabou derrotada. Na outra chave, INTZ venceu a sX Gaming e avançou para as semifinais. As duas equipes perdedoras jogaram uma nova repescagem e a Ode conseguiu eliminar a sX Gaming por 2 a 1, mantendo viva a possibilidade de título.
Dynasty Hon, que nunca havia participado de um campeonato presencial, venceu a INTZ por 2 a 0 e se garantiu na final. O adversário sairia do confronto entre INTZ e Ode, que mais uma vez superou todos os prognósticos e se classificou para a finalíssima eliminando a favorita INTZ por 2 a 1. No duelo que valia o título, a invicta Dynasty Hon bateu a Ode por 2 a 0 e levou para casa o troféu do campeonato de Dota 2 e um prêmio de R$ 7 mil.
“Viemos acreditando que ganharíamos. Nos surpreendemos com a Ode na final, mas foi legal e divertido do mesmo jeito. Mostrou que existem bons jogadores e times que ainda estão sem patrocínio”, afirma Tale, capitão/mid da Dynasty Hon.
Resultados:
Round 1 – ez Katka 0 x 2 Ode
Round 2 – jogo 1 – sX Gaming 0 x 2 INTZ
Round 2 – jogo 2 – Dynasty 2 x 0 Ode
Repescagem 1 – sX Gaming 2 x 0 ez Katka
Repescagem 2 – sX Gaming 0 x 2 Ode
Semifinal 1 – Dynasty 2 x 0 INTZ
Repescagem/ Semifinal 2 – Ode 2 x 0 INTZ
Final – Dynasty 2 x 0 Ode

Heroes of the Storm
Nos quatro dias de BRMA o público pôde acompanhar showmatches irreverentes da nova aposta da Blizard. o Heroes of the Storm. Na quinta e sexta-feira, no palco principal do evento, as equipes lideradas pelo youtuber Muca Muriçoca e pelo narrador Gordox se enfrentaram para desempatar uma batalha que havia começado na edição anterior do evento, em São Paulo. Porém, não foi dessa vez que um deles comemorou a superioridade. Com uma vitória para cada lado, o duelo terminou igual e a decisão foi adiada novamente.
No sábado, quem subiu ao palco para jogar Heroes of the Storm foram duas equipes amadoras formadas por fãs do game. Já no domingo, aconteceu a partida mais esperada: CNB contra Jayob e-Sports. Neste primeiro jogo entre equipes profissionais brasileiras diante do público, a Jayob e-Sports se deu melhor e venceu por 2 a 1.
Para mais informações sobre a Brasil Mega Arena, acesse o site oficial do XMA.