
Em homenagem ao aniversário de 25 anos da série Street Fighter, uma das franquias de maior sucesso da história dos videogames, Capcom lançou em 2012, para Xbox 360 e Playstation 3, uma edição de colecionador denominada “Street Fighter 25th Anniversary Collector’s Set”. Há tempos eu estava de olho nesse game, mas como toda edição de colecionador, o preço sempre era proibitivo. Foi então que na BGS deste ano, encontrei esse “box set” por um preço sensacional e não teve como “deixar passar”. E é graças a esse meu impulso consumista que passo a mostrar tudo o que essa edição especial tem para oferecer.
Um pouco da história…
Em 1987 nascia um ícone do mundo dos games. Quer dizer, mais ou menos. Digo isso porque foi nesse ano que surgiu Street Fighter, game de luta da Capcom, lançado nos Arcades e em vários computadores da época. E essa primeira versão do game causou pouco impacto no mercado, pois era um jogo comum, com jogabilidade travada, típica dos games de luta da época. Ele foi tão irrelevante para o mercado, que foi portado apenas para um console caseiro: o PC Engine CD / Turbografx CD. Seria um nome sem relevância na história dos videogames se não fosse pelo lançamento de sua continuação, em 1991: Street Fighter II, denominado The World Warrior.

O game trazia jogabilidade que se tornaria referência nos jogos de luta, com golpes especiais memoráveis e de fácil execução. Além disso, o game trazia outros vários predicados: personagens marcantes (com história e que representavam diversos países do mundo, o que facilitava a identificação do público, apesar de que duvido alguém se identificar com o blanka :D ), ótimos gráficos e um trilha sonora de boa qualidade, aliada a vozes que mexiam com a imaginação das pessoas (quanto tempo você demorou para aprender como a falar corretamente o nome dos golpes, como o Hadouken e o Shoryuken? Imagine então Tatsumaki Snpuu Kyaku?). Street Fighter II foi um dos maiores sucessos de todos os tempos nos arcades e foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso inicial de vendas do Super Nintendo, o primeiro console a ter uma versão do game, em 1992.
Aniversário de 25 Anos
Essa edição especial vem em uma grande caixa retangular de madeira, coberta por veludo, recheada de conteúdo:
- São 4 jogos: Super Street Fighter 2 HD Remix e Street Fighter III: 3rd Strike Online, ambos para download; Super Street Fighter IV Arcade Edition e Street Fighter X Tekken, com seus respectivos discos;
- 11 CD’s com trilha sonora desde o primeiro game de 1987, até o Street Fighter X Tekken. Dois CD’s ainda possuem músicas remixadas por fãs;

- Um boneco do Ryu, no meio de um Shoryuken (que acende!);

- Uma faixa preta de quimono, com escritos dourados, provavelmente de propriedade do Ryu (?!);

- Um Blu-ray contendo os seguintes filmes: I Am Street Fighter 25th Anniversary Documentary; Street Fighter II: The Animated Movie; Super Street Fighter IV: Original Film; Street Fighter IV: The Ties That Bind; e Street Fighter – The Animated Series.
- Um Art Book e um Certificado.

Todos os itens exalam qualidade e transmitem ao seu proprietário aquela sensação de satisfação que apenas bons itens conseguem transmitir. Detalhe: ainda não comecei a falar dos jogos hein? Então vamos a eles.
Super Street Fighter 2 Turbo HD Remix
Lançado originalmente em novembro de 2008 para Xbox 360 e Playstation 3, disponível apenas por meio digital, Super Street Fighter II Turbo HD Remix nada mais é que que o bom e velho Super Street Fighter 2 Turbo, com gráficos refeitos e em alta definição. Aliás, a versão original desse game, lançada para 3DO em 1994, foi a que eu mais joguei de todos os Street Fighter 2 até hoje.
Todos os 17 lutadores estão presentes, inclusive o Akuma, que para ser selecionado exige a mesma “cheat” do game original: deixe o cursor selecionado nos lutadores na ordem especificada a seguir, durante pelo menos dois segundos em cada um deles: Ryu, T. Hawk, Guile, Cammy e Ryu novamente. Depois aperte “start” e em seguida pressione os 3 botões de soco. Então a foto do Akuma aparecerá no lugar da foto do Ryu e o “chefão” do game poderá ser escolhido.

A jogabilidade continua intocável (leia-se excelente!). Os comandos são facilmente executados, mesmo com o controle do Xbox 360 não colaborando muito para jogos desse tipo. Digo o mesmo para o controle do Playstation 3, que na minha opinião também não é ideal para jogos de luta, principalmente por causa do direcional seccionado (que atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldades em jogos de luta com o direcional seccionado…).
Os efeitos sonoros originais como as vozes dos lutadores foram mantidos. Apenas algumas vozes no caso de locução dos rounds estão diferentes. As músicas também foram modificadas, apresentando novos arranjos para as músicas originais. É um jogo épico e este remake fez jus ao jogo original.
Street Fighter III: 3rd Strike Online
Originalmente lançado em agosto de 2011 para Xbox 360 e Playstation 3, também disponível apenas nas redes Xbox Live e PSN, Street Fighter III: 3rd Strike Online é uma versão remasterizada do game originalmente lançados nos arcades em 1999 e depois portado para o Dreamcast em 2000 e para o Playstation 2 em 2004.
No game estão disponíveis 19 lutadores, e aqueles mais acostumados com Street Fighter II com certeza estranharão vários deles. Eu mesmo não peguei a época do game original, pois estava um pouco afastado do mundo gamer na época de seu lançamento. Diante disso, olho esta versão remasterizada com um olhar de ineditismo. E acostumado com a jogabilidade da série Street Fighter II, confesso que não me adaptei muito bem a esse game.

A jogabilidade é bem mais travada. Não sei se é algum tipo de programação desta versão, mas mesmo os golpes que estamos acostumados a fazer como os “hadouken’s”, custavam a sair. Os gráficos são bons, especialmente quando se utilizada a tela no tamanho original do arcade, quando a parte externa cria uma espécie de moldura que mostra alguns desafios a serem cumpridos pelo jogador, como desferir uma certa quantidade de hadouken’s. Jogando com a tela cheia, os pixels estouram um pouco, mas será algo notado apenas pelos olhos mais ligados. Talvez eu deva dar mais uma chance à série Street Fighter III, mas definitivamente não é um game apaixonante na primeira jogada.
Super Street Fighter IV: Arcade Edition
Lançado originalmente nos arcades no final de 2010, Super Street Fighter IV Arcade Edition saiu para Xbox 360, Playstation 3 e até mesmo PC’s no meio de 2011. O game é o segundo da série Street Fighter IV, série esta que retornou a utilizar o estilo de jogo de Street Fighter II. É, pelo visto não fui o único a não se empolgar muito com Street Fighter III.
No game estão disponíveis 39 lutadores logo de início, não existindo nenhum personagem secreto. A jogabilidade está excelente. Tudo parece rodar ainda mais redondo do que no Super Street Fighter II Turbo HD Remix. Os controles respondem super rápido, e aqui os controles de Xbox 360 e Playstation 3 não causarão nenhum problema ao jogador.

Um detalhe legal é a existência das boas e velhas fases de bônus, sendo uma delas aquela em que o lutador destrói um carro. Aliás, essas fases de bônus retornaram à série com o primeiro Street Fighter IV, lançado nos arcades em 2008. Um bom alimento para a nostalgia.
Os gráficos e sons possuem a qualidade dos grandes jogos da geração passada, com apenas uma ressalva: os lutadores parecem envolvidos em uma espécie de áurea constante que não me agrada. Um efeito no mínimo estranho. Talvez seja a configuração da minha TV? Talvez… O fato é que Super Street Fighter IV Arcade Edition é um excelente game e altamente indicado para os fãs do gênero.
Street Fighter X Tekken
Lançado em 2012 para Xbox 360, Playstation 3, Playstation Vita, PC e até mesmo para a plataforma ios, Street Fighter X Tekken junta duas das maiores franquias de luta da história dos videogames em um grande jogo. Grande mesmo! 50 lutadores estão disponíveis, sendo 25 de cada franquia, sendo alguns emprestados de outros jogos da fabricante Capcom, como alguns personagens da série Final Fight.

O game foi feito com base na engine de Street Fighter IV. Isso significa que a jogabilidade está impecável, com controles altamente responsivos. Os gráficos também seguem a qualidade de Street Fighter IV, possuindo até mesmo a estranha áurea sobre os lutadores que eu mencionei anteriormente. As vozes dos lutadores estão em japonês. Não dá pra saber se foi preguiça da Capcom de localizar 100% o jogo para o ocidente ou se quiseram deixar isso como uma espécie de charme.
Além dos lutadores, os únicos elementos do universo Tekken presentes são as “catadas” no adversário e o sistema de Tag onde se joga com dois lutadores de cada lado, que também lembram a série “versus” iniciada com X-Men Vs. Street Fighter em 1996. Cada combinação de lutadores escolhidos possui uma história diferente no jogo, o que torna a variedade de histórias no game muito grande. Mais um excelente game de luta.
Nota: 9 / 10
“Estou contente com minha compra? Pode apostar que sim! Não estaria se tivesse pagado o preço original que se pede nessa edição, por isso não dei 10 / 10. Os jogos incluídos são excelentes (mesmo o Street Fighter III, que necessita de um pouco mais de tempo para ser apreciado), os CD’s de trilha sonora são ótimos, o boneco do Ryu é de boa qualidade, sem contar os demais extras. Quer saber (e ver) mais? Veja o vídeo com o unboxing e gameplay dessa edição que fiz em meu canal no youtube. E até a próxima matéria.”
.