
A Galápagos Jogos vem se destacando como uma das mais modernas e descoladas editoras de board e card games do país. O motivo é que, além de jogos de tabuleiro para todas as idades, a empresa ostenta uma forte ligação com o universo pop, que inclui games com temática de monstros japoneses dos anos 90, apocalipse zumbi e até jogos inspirados em obras famosas como X-Com e A Game of Thrones.
Depois de incentivar as pessoas a saírem da frente da TV ou do videogame para jogar no tabuleiro, agora ela quer ir além: levar seus jogos de tabuleiro para a vida real. Além de lançar seu mais novo jogo de horror psicológico Elder Sign, a Galápagos se uniu ao Escape Room SP para lançar em parceria a sala de escapada Harbinger – O mensageiro, que é inspirada no jogo de tabuleiro, apesar de ambas terem suas histórias e personagens distintos.
O board game Elder Sign é ambientado em um museu repleto de misticismo onde os jogadores, munidos de armas, aliados e conhecimentos ocultos, terão que desvendar as simbologias místicas para encontrar pistas e artefatos que os auxiliem a impedir que um Ser Ancião invada nossa dimensão e aniquile a humanidade.
Já a sala de escapada Harbinger – O Mensageiro, o jogo rola em um quarto marcado pela loucura. Assombrado por uma força misteriosa, um homem chamado William Briden desapareceu deixando para trás apenas papéis e objetos que revelam uma mente torturada por pesadelos bastante vívidos. Nesta aventura, até 6 jogadores terão apenas 1 hora para buscar respostas sobre seu paradeiro.
“A tensão dos livros está presente o tempo todo tanto no Elder quanto na Harbinger, sempre trazendo o horror e o medo que existe um poder desconhecido nos ameaçando. Ambos jogos tem uma imersão que acaba sendo um segundo elemento de dificuldade – voce tem que lidar com o medo e o horror para vencer! O que é muito legal é que estamos lançando os dois juntos, complementando esse rico universo – tanto a sala quanto o jogo são experiencias complementares que levam os jogadores a caírem de cabeça nesse mundo fantástico!”, diz Ricardo Kuma, diretor de marketing da Galápagos.
De acordo com Kuma, a parceria nasceu por iniciativa do Escape Room SP. “O pessoal do Escape adora jogos de tabuleiro e procuraram a gente para pensarmos em alguma coisa juntos. Dai as conversas foram evoluindo, e veio a ideia de desenvolvermos uma sala conjunta – a ambientação da sala, a historia, a dinâmica do jogo levam elementos de jogos de tabuleiro. E o pessoal do Escape manja muito dos puzzles, fizeram um trabalho excelente que vai fazer os jogadores quebrarem a cabeça na sala! O que eu acho muito interessante é que o publico é o mesmo – quem gosta de jogos de tabuleiro vai adorar a sala, quem gosta de jogos de Escape vai adorar conhecer os jogos de tabuleiro! Então acredito que a parceria tem tudo para dar certo e continuar!”, diz.
E o Kapoow! Foi conferir pessoalmente o quão perturbadora é a experiência, que contamos, logo abaixo do trailer oficial da sala:
Perturbador, mas sem susto fácil
Gabriel Caropreso, gestor de conteúdo da Galápagos Jogos nos contou que o primeiro passo para a parceria sair do papel foi encontrar uma temática que estivesse presente em jogos de tabuleiro e que pudesse ser aplicada à dinâmica das salas do Escape Rom SP.
“Decidimos por basear a sala na obra do autor norte-americano H.P. Lovecraft, que inspirou dúzias de jogos de tabuleiro, cartas e RPG, dentre eles Eldritch Horror, um de nossos jogos mais populares e o recente lançamento Elder Sign. Trouxemos a mecânica de personagens com poderes variáveis para o jogo, oferecendo 6 personagens diferentes para escolha dos jogadores, e buscamos criar uma experiência com o máximo possível de imersão para os participantes. A cenografia e história da sala estão incríveis, e o time do Escape Room SP fez um excelente trabalho, como sempre, com os enigmas”, diz.
Inspirada em contos do autor norte-americano H. P. Lovecraft, a sala Harbinger – O mensageiro é bem diferente das demais salas da Escape Room SP. De acordo com os organizadores, a ideia da sala é oferecer a essência do universo perturbador dos contos do autor para que os jogadores se sintam em uma história repleta de elementos de terror psicológico despertado por criaturas ancestrais interdimensionais.
“Acreditamos que o tema tem muito a ver com o jogo. Pois quando se tem a urgência em sair em um determinado tempo mais a tensão que aumenta a cada minuto que passa e o medo invisível, porém, tão palpável, é dado como certo um jogo instigante e divertido”, diz Danilo Maia, gerente geral do Escape Room SP.
Segundo Maia, um dos maiores desafios do time era criar uma sala de terror sem cair nos maneirismos do “susto fácil” e que apontasse para um terror psicológico. “Isso exigiu que nos dedicássemos não só com a qualidade na criação dos enigmas e puzzles, algo que já estamos acostumados, mas que construíssemos algo que valeria a pena causar medo nos jogadores”, explica.
Antes do jogo começar, fomos apresentados à trama por trás do quarto para que já entrássemos no clima. Com poucas dicas e muitas dúvidas, logo fomos convidados a subir para o quarto, localizado no segundo andar da casa. Não daremos detalhes de como rolou isso para não estragar a surpresa, mas posso dizer que desde essa hora essa sala já se destaca perante as demais no quesito imersão.
Dentro do quarto, a promessa foi cumprida. A ambientação à primeira vista é sensacional, e como você pode notar nas imagens de divulgação, há muito sangue nas paredes e itens digos de um antiquário. Se apoiando em um tema inspirado em H. P. Lovecraft e seu “Mitos de Cthulhu”, comemos o pão que o tinhoso amassou com puzzles desafiadores para explorarmos cada canto do local e ficamos constantemente com uma pulga atrás da orelha, com a impressão de que, a qualquer momento, algo desconhecido e horrível poderia acontecer. E, como prometido antes de entrarmos, a sala não tinha tantos cadeados para serem abertos.
“Como fãs de vários tipos de jogos, vimos como um desafio criar mais uma sala que fuja de cadeados para serem abertos. Assim como a Galápagos Jogos tenta cada vez mais oferecer boardgames que vão além de dados e miniaturas”, explica Maia.
Quando testamos, a sala ainda estava em uma fase de ajustes de dificuldade. Não que isso fosse alguma desculpa para nossa incapacidade de desvendar os enigmas, mas nossa experiência foi a de uma das salas de escape mais difíceis que experimentamos.
Além de poucas dicas e nenhum puzzle óbvio, a própria iluminação escassa da sala também colaborava para que conseguíssemos explorar com mais facilidade alguns objetos. Além disso, mesmo com um grupo numeroso (testamos com cinco pessoas, uma a menos que o máximo permitido), não foi nada fácil se organizar e manter a calma com o clima perturbador e com uma trilha sonora muito bem ambientada com a temática de horror psicológico.
“Acredito que menos pessoas vão conseguir sair da sala. Pelos testes com a imprensa, percebemos a necessidade de aumentar um pouquinho a dificuldade da sala em alguns enigmas, e fornecer mais ferramentas para a resolução de outros. O que nos deixa mais satisfeitos é ver grupos de pessoas diferentes se juntando para jogar a sala, e os comentários sobre a incrível experiência que é esse jogo”, finaliza Caropreso.
De fato, alguns puzzles eram tão difíceis que só conseguimos superá-los na base da sorte, fazíamos algo errado e dava certo ou simplesmente recebíamos dicas para poder prosseguir. E ainda assim não conseguimos sair dela e acabamos a brincadeira com alguns objetivos finais sem resolver. No geral, a experiência é muito legal e, tirando a dificuldade extrema, vale – e muito a experiência, principalmente pela diversão garantida ao lado de amigos.
E, falando nisso, nem só de tensão passamos o final de semana: há vários jogos bacanas da Galápagos à disposição para quem está aguardando a sua hora de entrar nas salas. E todos podem ser curtidos rapidamente. De cara, recomendamos muito o Dobble, um jogo de cartas que exige atenção e rende muitas risadas.
Serviço
Escape Room SP
R. Bagé, 268 – Vila Mariana
São Paulo – SP
04012-140
contato@escaperoomsp.com
(11) 95328-1005
Funcionamento:
Finais de semana e feriados, das 13h às 23h.
Durante a semana, somente corporativo, através do e-mail corporate@escaperoomsp.com