
Você ouviu falar do “Ridiculous Fishing“, ou do “Super Crate Box“? Ambos são “indie games” de sucesso criados por uma produtora bem interessante: A “Vlambeer”. Vlambeer significa literalmente “urso de fogo” em holandês, é uma produtora lá da terra dos moinhos de vento (Holanda), e produz jogos pra PC, Android e iOS. Mas já se arriscou no Vita, PS3 e, pasmem, para o Commodore 64!

Essa produtora decidiu portar “Luftrauser“, um jogo em flash, gratuito e muito divertido, para o PC, PS3 e Vita com um outro nome: “Luftrausers“. Este game se trata de uma versão bastante melhorada do joguinho em flash, mas que mantém a simplicidade do jogo original.
Para começar, o jogo chama a atenção para a sua proposta visual que mostra o espaço aéreo em tons pastéis. Só o que você vai ver é bege, marrom e vinho até. Quanto ao estilo do game, olhando de longe ele até parece um “shooter multi direcional”: você tem um avião, gira em torno do seu eixo e atira pra todos os lados.
Mas ele tem uma diferença fundamental em relação aos títulos desse tipo: o controle. Enquanto em todos os “shooters multi direcionais” você anda com um direcional e atira com o outro, em Luftrausers você “acelera” com o L / R (também funciona usar o direcional pra cima) e atira com um botão como por exemplo o X.
Além disso, o jogo se comporta de maneira bem diferente em relação a um “Geometry Wars”, por exemplo, a gravidade está sempre te puxando pra baixo e fará de tudo pra te derrubar. Então, no final das contas, o jogo só se parece com um “Geometry Wars”, as fotos podem até enganá-lo, mas ele é completamente diferente.
Atire antes, pergunte depois
Em “Luftrausers” seu objetivo é simples: atire em tudo que se move. Não existem itens úteis na tela e você tem dois limites, o céu e o mar, então evite ao máximo extrapolar essas linhas. Mate aviões, barcos, blimps (só jogando para entender), submarinos e tente fazer a maior pontuação. Não há barra de energia, não há marcador algum na tela além da pontuação e de combo.
Se você levar tiros, um círculo vai se formando em volta de seu avião. Quando o círculo se fechar, você está morto. Enquanto você atira, o avião não se “auto repara”, se parar de atirar ele se conserta. Fique longe de tiros enquanto está se consertando, óbvio. Parece simples e fácil mas não é não, o jogo fará de tudo pra que você morra rapidamente e em várias ocasiões.

O jogo te dá uma série de missões relativamente simples pra cumprir, como “destrua um submarino” ou “faça 10000 pontos em uma fase só”. Algumas missões são bem fáceis de se fazer, outras vão te irritar bastante, então tenha paciência. Há também um sistema de combos bem simples: destrua inimigos em um curto espaço de tempo e você tem um multiplicador que vai aumentando até o máximo, que é 20.
Após esse número, não há muito o que fazer com esses pontos, exceto usá-los pra ganhar troféus e abrir palhetas de cores (inúteis e que mais te machucam os olhos do que qualquer coisa) e aviões.

Há uma variedade interessante de aeronaves, que são abertas conforme você vai cumprindo missões e fazendo pontos. Você pode escolher entre 5 bicos, 5 corpos e 5 caudas, totalizando 125 aviões para jogar.
Cada peça tem uma característica: uma deixa você entrar dentro da água sem sofrer dano, outra te dá um tiro que se espalha, e assim por diante. Montar o avião é interessante, mas eu prefiro deixar em “random” mesmo, acaba sendo mais divertido você ter que se adequar ao que o jogo escolhe pra você do que ficar sempre jogando com a mesma configuração…

[pullquote align=”right” textalign=”left” width=”33%”]
Ficha Técnica:
Luftrausers
Plataformas: PC, PS3 e PSVita
Desenvolvedor: Vlambeer
Distribuidor: Devolver Digital
[/pullquote]
O problema dele é que ele é muito simples, resumindo a mecânica em ‘mate as coisas e ponto’. As partidas tendem a ser curtas por causa da dificuldade e a ausência de “power ups” não é algo que agrade. Achar um submarino ou um blimp é uma tarefa bastante árdua, então o jogo acaba tendo certa longevidade, mas depois que você conseguiu eliminar os dois, são poucos os inimigos diferentes que o jogo tem.
Buscar por troféus e ‘achievments’ internos é uma tarefa interessante também, eu ainda estou por abrir todas as palhetas de cores que o jogo tem. Aí, quando você estiver se cansando, se dará conta do modo SFMT, que é o inferno na Terra.
Um detalhe bacana sobre o jogo: ele demorou 3 anos pra ser desenvolvido e deu lucro em apenas 3 dias. É mole? Só pra finalizar, o trailer oficial do jogo:
Nota:8/10
[“O jogo é simples graficamente, o som é bom e a proposta é extremamente divertida. Talvez o preço seja um pouquinho salgado, mas acho que no final das contas, ele vale a compra. A dificuldade é na medida certa e garante horas de jogatina e muita diversão!”]