
Ainda estamos curtindo bastante o Pro Evolution Soccer 2016 (veja nosso review que ninguém leu aqui), mas como a Konami anunciou que teremos um PES 2017, resolvemos unificar tudo o que estamos sabendo do jogo e darmos as nossas pitadas sobre o que gostaríamos que mudasse em comparação ao jogo atual.
Pra começar, uma consideração importante que nos chamou a atenção logo de cara: a Konami falou que o foco da versão desse ano é o toque de bola. Confesso que se o intuito da companhia era surpreender positivamente, fiquei meio desapontado com esse gancho de marketing meio sem sal, sem tempero. O toque de bola sempre funcionou bem em PES! E desde os tempos do PSOne, <craqueneto>”digassedepassaje“</craqueneto>. Há muitas outras coisas para melhorar na franquia!
Enfim, vamos começar pelas promessas da Konami, diretamente do site oficial e, abaixo de cada item, leia os nossos pitacos.
Real Touch e Precise Pass
A Konami adora dar nomes bonitos para suas novas tecnologias em PES, e na versão 2017 o Real Touch (Toque real) promete mostrar de forma realista como os diferentes jogadores controlam a redonda de formas diferenciadas, tudo baseado em onde e como eles a controlam. Isso ditará o ritmo de jogo de uma forma mais baseada nas diferentes reações dos atletas ao receber ou tocar uma bola em condições fora do ideal.
Combinando a mecânica Real Touch e física de bola realistas, a Konami quer fazer do toque de bola algo mais natural em PES 2017. Muitos fatores determinam a velocidade e a precisão do toque na bola. Com isso, o passe que é feito na melhor situação e tempo certo acabam rendendo uma trajetória e mira perfeita da bola.
O que achamos disso:
Ok, PES ainda está atrás de FIFA quando comparamos a física da bola, mas isso não é de longe – e nem deveria ser – uma prioridade. Em PES 2016 o toque já sai de forma satisfatória, mas claro, se der para melhorar, porque não?
Melhora nos goleiros
Palavras da Konami: Os goleiros terão um grande salto na qualidade ao receber movimentos e animações novos, criando os mais ágeis goleiros na história de Pro Evolution Soccer.Os momentos de ataque serão mais framáticos do que nunca, levando a melhor sensação de conquista quando um gol é marcado.
O que achamos disso:
Será? Todo ano é a mesma coisa. A Konami assume que seus goleiros são ridículos prometendo melhorias para eles. No ano passado a produtora prometeu algo parecido e os goleiros ganharam apenas algumas animações novas, mas continuam pulando com o braço curto independente de o quão distantes eles estão da bola. Essa eu pago pra ver, mas mudanças precisam ser feitas PARA ONTEM.
Instruções avançadas
PES prevê estratégias mais refinadas em comparação ao ano passado. De acordo com a Konami, o jogador poderá escolher opções bem opostas, como um Tiki-taka ou uma opção mais voltada para a marcação forte, que serão baseadas de acordo com a ideologia do time, mas que poderão ser modificadas nas instruções avançadas.
Além disso, a produtora promete que os escanteios também terão uma parte estratégica mais aprofundada, sendo possível marcar o adversário por zona ou homem a homem. No lado ofensivo, os jogadores poderão seguir estratégias pré-definias como movimentação especifica na área.
O que achamos disso:
Isso a Konami faz bem e torcemos para que dê certo mais uma vez. Aliás, no quesito opções táticas, PES sempre deu um banho em FIFA, pena que a IA do rival ainda é bem mais avançada.
Ah, e falando em inteligência artificial, outra novidade prometida pela Konami é o Adaptive AI, do inglês, Inteligência Artificial adaptável. A produtora diz que pela primeira vez em um jogo de futebol, a I.A, aprenderá como você joga, quebrando a tradição robótica no comportamento dos jogadores e do time como um todo independente do placar e dos seus vícios como jogador. Se isso realmente rolar, será bem difícil bater os times controlados pela CPU nas dificuldades mais difíceis.
Visuais mais autênticos e movimentos naturais dos jogadores
A Konami enche a boca para falar que em PES 2017 o gráfico receberá sua maior melhoria até agora, oferecendo visuais de jogadores ainda mais autênticos. De acordo com a produtora, nada ficará ileso e tudo será retocado, desde os modelos de jogadores, iluminação, torcida até o gramado e estádios.
Além do gráfico, os movimentos dos jogadores prometem ser aperfeiçoados com a adição de centenas de novas animações. O objetivo da Konami é fazer com que os modelos virtuais de jogadores e goleiros “ganhem” vida, até porque, a produtora aposta que tanto o Real Touch, quanto o Precise Pass exigirão ainda mais movimentos do que os vistos atualmente.
O que achamos disso: Se tudo der certo, PES 2017 estará, enfim, em pé de igualdade com FIFA no quesito animações. Por mais belo que os modelos e rostos de PES 2016 tenha, o jogo ainda perde para FIFA nas animações, principalmente as dos goleiros. Estamos empolgados com essa possibilidade.
O que ainda não sabemos
Algumas dúvidas ainda não foram respondidas pela Konami, até porque dizem respeito mais ao nosso mercado. Afinal, Silvio Luiz saiu mesmo? Tudo leva a crer que sim e até o cara já andou falando sobre isso em tom de despedida em redes sociais. O mais cotado para assumir o seu lugar é Milton Leite, que segue a mesma linha divertida do “Silvão” e, claro, do icônico narrador japonês Jon Kabira. Nos comentários, a tendência é que o Mauro Beting continue.
Já os times seguem como uma incógnita. No jogo desse ano, os times brasileiros até estão lá, mas as atualizações deixam muito a desejar e várias equipes aindaestão sem os atletas oficiais. Tão alardeada como um gol de placa, a presença do Maracanã e até a capa exclusiva do PES 2017 com o Flamengo demoraram muito para sair. Hoje, meu chute é que isso provavelmente vai se manter como está em PES 2017, da mesma forma que as centenas de equipes internacionais com escudos e uniformes sem licenciamento também voltarão, para desespero de quem não tem tempo para editar dados antes de jogar.
Ainda sem previsão de lançamento, “Pro Evolution Soccer 2017” sairá para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.
Como sempre o Marketing da Konami influência mais do que a nossa própria experiência. Todo ano vem um jogão e o que vemos é o pes mais bugado. ON LINE é deplorável, ainda que nós os imploremos para darem uma atenção especial. Vem mais estádios, mais um monte de merda que só serve para pesar os FRAMES, principalmente no on line. Coloca uns medalhões para testar no off e exploda-se os 80% que jogam On line. Times bugados, jogadores bugados, partidas bugadas. Uma bosta mais vem aí com esse negócio do time se adaptar ao jeito do jogador. Vai dá merda outra vez. ESPERO ESTá ERRADO. 4 meses trabalhando mais uma vez e, nós aguardando. Virou rotina quando chega o full e vemos que nos fizeram de trouxas mais uma vez. TRISTE KONAMI.
Quanto menos eles tentam inventar é melhor pois parece que esses caras não aprendem nunca de futebol.