
O adventure indie brasileiro Toren foi lançado recentemente, e o Kapoow!, depois de testar e analisar o jogo, bateu um papo com o produtor Vítor Severo, a respeito da repercussão do título e dos planos futuros da desenvolvedora SwordTales.
KAPOOW: Como e quando surgiu a ideia de criar Toren?
Vítor: Toren surgiu de um conjunto de ideias que a equipe teve ainda na TCC da pós-graduação em jogos na PUCRS. A ideia inicial era fazer um jogo curto que contava a história de uma menina escalando uma árvore, após isso, fomos adicionando os outros elementos.
Quais foram os principais conceitos e influências para a idealização do jogo?
No lado dos games, temos muitas influências do Team ICO. Na literatura, os quadrinhos do Alan Moore foram nossas principais influências para criar a mitologia e usar as referências da Cabala. Alguns filmes também nos influenciaram bastante como o Labirinto do Fauno, de Del Toro.
Que tipos de obstáculos vocês encontraram no desenvolvimento do game, especialmente por ser um jogo indie tão grandioso e, mais ainda, por ser brasileiro?
O maior desafio sem dúvida é encontrar profissionais com experiência na área de desenvolvimento de jogos. Os desenvolvedores experientes já estão muito bem empregados ou possuem seu próprio estúdio. De todos os profissionais que trabalhamos, apesar de extremamente competentes e talentosos, apenas uma minoria já havia trabalhado com jogos digitais anteriormente e isso pesa muito. Além de nós mesmos termos que aprender muitas coisas sozinhos, tivemos que ensinar e treinar muita gente para poderem nos atender. Transpor estes obstáculos faz com que a indústria local evolua como um todo. A meu ver, este será o maior legado do Toren para a indústria de jogos brasileira: o compartilhamento de uma experiência única para muitos profissionais e a contribuição que demos ao mercado em forma de empregos e serviços gerados graças à Lei Rouanet. Muitos profissionais talentosos de outras áreas (design, publicidade, TI, audiovisual, etc…) tiveram uma oportunidade de trabalhar com o que sempre sonharam e receberam por isso.
Como tem sido a recepção do público com a chegada de Toren?
Ganhamos muito apoio da comunidade brasileira, e conquistamos muitos fãs no mundo todo. Toren é um jogo muito diferente dos demais, e as vezes é difícil de agradar uma parcela maior do público, sabemos que ele é um jogo de nicho, pela sua temática complexa e o jeito que a história é contada. Mas os jogadores que estão dispostos a experimentar uma proposta diferente e se envolver com a experiência, estão gostando do Toren. O real desafio do jogo está na interpretação das mensagens e do enredo e não no gameplay em si. Toren é o tipo de jogo que pode não agradar todo mundo. Mas a quem ele agrada, cria-se um vínculo especial e muito forte.
Durante nossa análise, percebemos algumas falhas nas texturas e alguns probleminhas de jogabilidade. Vocês pretendem lançar patches de correção?
Sim, sabemos dos problemas do jogo e de nossas limitações. Estamos ouvindo a comunidade e já lançamos nosso primeiro update para Steam e continuaremos a dar suporte ao jogo e a comunidade. Os updates de Steam são mais fáceis de fazer e podem ser feitos com mais agilidade e frequência. Para PS4 nós precisamos fazer pacotes maiores de correções e entrar em um processo mais demorado, pois a Sony é mais exigente com isso.
O jogo foi lançado para PS4 e PC. Existem planos de expandir para outros consoles?
Agora nós estamos focados em atender a comunidade de PC e PS4, em um futuro próximo faremos um lançamento para MAC e Linux. Mas ainda é cedo para dizer se iremos lançar para outros consoles.
A desenvolvedora planeja uma sequência para Toren, ou mais games do estilo? Quais são os próximos projetos da SwordTales para 2015?
Fazer um projeto como o Toren, apesar de recompensador, é bastante cansativo. Nossa maior preocupação com o próximo projeto é aproveitar toda a experiência que ganhamos com o Toren e fazer o próximo jogo melhor e de uma forma mais eficiente. Temos vários projetos no papel e ainda estamos avaliando qual o que valerá mais a pena, mas é certeza de que iremos nos aventurar por diferentes estilos e temáticas.
Toren está disponível para Playstation 4 e PC desde o dia 12 de Maio.
Não deixe de conferir a nossa análise do game!
Otima Materia….e otimo jogo tambem…vale a pena apesar de curto……
Da pra Platinar no PS4?