Returnal | Dicas de gameplay e novo trailer para o lançamento

Para comemorar o lançamento de Returnal, disponível exclusivamente para PlayStation 5 na sexta-feira (30), a Housemarque publicou um novo trailer e um guia com dicas para os jogadores sobreviverem em Atropos.

No post, Harry Krueger, diretor criativo do estúdio, dá detalhes de como usar os artefatos e outros consumíveis da melhor forma para enfrentar os inimigos e sobreviver no planeta alienígena. O desenvolvedor também destaca que a movimentação é uma das chaves do sucesso do game.

Confira abaixo as dicas, em parceria com o Playstation Blog.

 

Não deixe pedra alienígena sobre pedra

O planeta é um lugar cheio de segredos que vão recompensar os exploradores mais intrépidos. Cada ciclo é uma experiência única, e seu confiável sistema de mapas sempre estará lá para ajudá-lo a navegar em direção ao seu próximo objetivo.

Embora você sempre possa seguir um caminho direto para o seu Objetivo Principal, você tem a chance de obter maior êxito se dedicar tempo para explorar os ambientes com mais cuidado e procurar por portas secretas, interruptores ocultos e recompensas suculentas fora do caminho normal. Aqui estão algumas coisas que você pode encontrar em sua jornada:

 

Returnal

 

Artefatos

São itens que terão efeitos benéficos durante todo aquele ciclo. Eles podem ter efeitos passivos (por exemplo, os Estabilizadores Reativos, que reduzem a chance de ser derrubado por ataques inimigos), ou ativos sob certas condições (como a Unha Fractal, que aumenta seu dano sempre que houver um mau funcionamento do traje). Alguns artefatos raros como a Estatueta de Astronauta podem até ressuscitá-lo no local, o que pode fazer a diferença crítica entre triunfar contra uma batalha de chefe ou renascer de volta em Helios derrotado.

 

Consumíveis

Itens de uso único que são usados na ativação. Eles podem ser itens defensivos, como escudos de um golpe; ofensivo, como o Impulso Terrestre que empala o inimigo mais próximo; ou até mesmo impulsionar sua economia, como o Semeador de Obolitos, que faz com que os inimigos mortos derrubem mais Obolitos (a moeda do jogo) por um tempo limitado. A maioria deles aparecerá com bastante frequência no jogo, então lembre-se de usá-los e experimentá-los, especialmente no início! Embora muitas vezes seja tentador guardá-los para um momento especial, você pode tornar muitos momentos mais especiais apenas por usar com mais frequência.

 

Dispositivos Misteriosos

Selene pode usar os restos da antiga civilização que governou Atropos. Você pode encontrar muitos dispositivos diferentes em Atropos: alguns podem fornecer itens em troca de Obolitos, outros irão aumentar sua saúde máxima ou fornecer várias atualizações de estado, e têm muitos resultados diferentes que valem a pena experimentar. Existe até um Reconstrutor que, quando ativado, irá reanimá-lo naquele local sem perder o progresso desse ciclo. Sempre esteja ciente de usar seus Obolitos com sabedoria, pois não há reembolso em Atropos.

 

Tesouro, riscos e decisões

Existem muitos itens para coletar durante a jornada, mas certifique- se de ler cuidadosamente as descrições antes de pegar qualquer coisa. Nem tudo vai funcionar a seu favor, já que alguns itens terão um certo grau de risco associado a eles.

 

Pegue, por exemplo, os Parasitas, que sempre vêm com uma combinação de um efeito positivo (ex: sua vida regenera quando está baixa), mas também uma desvantagem (inimigos geram balas de vingança!).

 

Returnal

 

Existem também nossos recipientes malignos, que podem causar um mau funcionamento ao serem abertos, como desativar seus Disparos Alternativos (Disp-Alt) ou aumentar o tempo de espera de seu ataque corpo-a-corpo. Por isso, é muito importante considerar até onde você está disposto a ir, quais riscos deseja correr, para sobreviver.

No entanto, se isso parece assustador, tenha certeza de que sua audácia também pode ser muito recompensada, já que alguns itens pegam essas fraquezas percebidas e as transformam em pontos fortes. Encontre uma Cápsula Faminta e, de repente, você vai causar mais dano de atordoamento por parasita anexado! Ou a já mencionada Unha Fractal, que aumenta seu dano quando você tiver um mau funcionamento. Então, certifique-se de considerar todas as opções e todos os estilos de jogo, você pode encontrar combinações especiais extremamente vantajosas.

 

Continue se movendo

As ameaças ao Atropos podem vir de qualquer direção. O inferno das balas que amamos parece ainda mais glorioso do ponto de vista de uma terceira pessoa, mas dará uma jogabilidade de evasão desafiadora que colocará sua consciência espacial e domínio dos controles à prova. Algumas sugestões sobre como aumentar suas chances de sobrevivência no calor do combate:

Movimentar-se é crucial. Certifique-se de usar o conjunto completo de movimentos e todas as ferramentas à sua disposição: use o fogo de quadril para uma boa consciência ambiental e o Foco Objetivo para melhorar a precisão e para destacar os pontos fracos do inimigo; não se esqueça dos ataques corpo-a-corpo para ajudar a atordoar inimigos maiores ou acabar com os menores mais facilmente; mantenha um ritmo saudável de uso do Disp-Alt e lembre-se de usar os consumíveis; e, claro, continue correndo, já que isso não apenas permite que você evite ataques rapidamente, mas também se mova através de projéteis inimigos sem sofrer danos. Bem, a maioria deles, pelo menos.

 

Returnal

 

Além disso, mantenha suas prioridades em ordem. Um inimigo deixou cair um item novinho em folha não descoberto no calor do combate? Talvez seja melhor adiar a varredura até que a área esteja limpa. Você sempre terá a calmaria depois da tempestade para comemorar suas recolhas, mas primeiro você precisa sobreviver até lá.

Em meio ao balé de balas de Returnal, aprenda a evitar a fixação de alvos. Com tantas ameaças vindo em sua direção, sua atenção se torna seu recurso mais valioso. Se você gastar tudo em uma única ameaça ou padrão de bala, não terá mais nada para processar o resto das ameaças que vêm em sua direção.

Embora seja incrivelmente fácil ficar hipnotizado por uma de nossas muitas monstruosidades com tentáculos, manter uma visão geral de alto nível de sua situação atual pode ajudá-lo a ficar um passo à frente de seus inimigos: fique de olho no indicador de ameaça para quaisquer ataques vindos de fora da tela; olhe (de forma muito rápida!) no mini mapa para ver quantos hostis ainda estão por aí; e preste muita atenção às dicas de áudio para ataques recebidos. Confie nos seus sentidos e aprenda a sentir o seu caminho durante o combate.

Conheça as rotas de fuga. Familiarize-se com cada área e preste atenção ao que está ao seu redor. Ficar preso em um canto ou cair acidentalmente no meio do tiroteio é uma forma certeira de Selene encontrar a morte… novamente.

Por último, mas não menos importante: mantenha sua adrenalina alta! É mais fácil falar do que fazer, pois receber qualquer dano reinicializará seu medidor. Mas aumentar sua Adrenalina vai fornecer múltiplas vantagens em combate, como mísseis teleguiados adicionais disparados de seu androide auxiliar; um ataque corpo-a-corpo mais perigoso; ou até mesmo nossa visão melhorada, que permite que você veja as assinaturas de energia dos inimigos através das paredes. Esses bônus podem fazer uma grande diferença no combate e podem tornar o combate ainda mais envolvente quando você tenta manter a satisfação de “surfar na onda” sem ser atingido!

 

Armas para todos

A sobrevivência em Atropos depende, é claro, das armas. Há muito para experimentar, como discutimos antes, em arquétipos de armas, modos Disp-Alt e características de armas. Eles podem se adequar a estilos de jogo muito diferentes, assim um ciclo pode mudar drasticamente dependendo da arma escolhida. Qual é o melhor? Isso realmente varia de jogador para jogador, então pedimos à equipe alguns de seus favoritos e algumas dicas bônus…

Embora eu prefira mudar o estilo de jogo entre várias armas em uma sessão, muitas vezes me pego voltando para a arma mais confiável de Selene. Gosto da pureza da experiência que ela proporciona, é simples, precisa e previsível. Com as altas estatísticas de Cadência de tiro e danos, é possível competir facilmente com armas “maiores”. Há também uma sensação muito satisfatória de crescimento quando você acumula suas balas de Adrenalina e, combinada com as extras que conquista da Traços de Mísseis Teleguiados, pode disparar uma enxurrada de mísseis teleguiados em um padrão glorioso que lembra os tiroteios clássicos (e também é incrivelmente poderoso!). Em termos de Disp-Alt, gosto do Cápsula Tentacular, porque seu dano contínuo é muito eficaz contra inimigos maiores e é sempre satisfatório de usar por conta dos tentáculos.

Mas esta é a minha preferência, algo que varia muito de jogador para jogador, então perguntamos à nossa equipe quais são suas favoritas e algumas dicas extras…

 

Returnal

 

“Meu favorito é definitivamente a Carabina Taquiomática com o Disp-Alt Enxame Perseguidor para disparos rápidos e de longo alcance e o Disp-Alt que funciona até mesmo para inimigos voadores (e é a minha escolha contra o chefe Ixion). Eu também sempre tento ir para qualquer item que me dê reparo automático ou converta dano ou morte em cura. Se eu tiver esse kit, estou muito bem para qualquer situação! “

– Eevi Korhonen, Senior Narrative Designer

 

“Está preso no ciclo? Os tentáculos continuam te puxando? Não tenha medo, intrépido patrulheiro, nós temos a solução. Apresentamos a nova Caçadeira Vérmica! Veja aqueles tentáculos pegajosos bem em seus rostos, direto em seus rostos enquanto você os joga de volta para as profundezas de onde vieram! Combine com atualizações como Tiro Lesma e Cuspe Explosivo para eliminar aqueles tentáculos irritantes de difícil alcance. Recupere seu espaço pessoal com o toque pessoal de uma Caçadeira Vérmica! Disponível agora, onde todos os itens de armas podem ser encontrados.”

– Ethan Watson, Technology Director

 

Retunal será lançado em 30 de abril!

 

Returnal | Dicas de gameplay e novo trailer para o lançamento

Fábio Silvestrini
Sobre o autor
- Italo-hispânico com personalidade mais puxada para a segunda, Silvestre é formado em propaganda e marketing, mas viveu boa parte de sua vida curtindo games em terceira pessoa, futebol e estrelados por personagens famosos dos cinemas e dos HQs. Dos quadrinhos, aliás, nasceu outra de suas paixões, o desenho. Logo, não se espante caso algum review do cara venha acompanhado por alguma ilustra bacana.