
O cartucho de Atari 7800, cortesia da Atari Age. O port é quase perfeito!
Por Marcus Vinicius Garrett Chiado
“Scramble”, arcade lançado pela Konami em 1981 e distribuído pela Stern nos E.U.A., foi um divisor de águas no mundo dos games, o primeiro do gênero Horizontal Scrolling Shooter a conter cenários diferenciados. Lembrou de “Gradius”? Pois é, “Scramble” é realmente o jogo que deu origem à serie e, por um momento, até foi considerado pela Konami como parte da cronologia, já que na abertura de “Gradius Galaxies”, de Game Boy Advance, o jogo era citado. Atualmente, a Konami decidiu que não, e “Scramble” foi separado de seu irmão famoso e não faz mais parte da série.

No comando de um jato, que mais se parece com um foguete, o jogador deve destruir naves e veículos inimigos ao passo que precisa evitar a colisão contra eles e contra o terreno, o qual varia conforme a tela em que a ação se desenrola em dado momento. É necessário abastecer o jato durante o vôo, o que pode ser feito sempre que se destroem tanques de combustível na superfície do planeta ou dentro de cavernas. Como armamento, o jogador possui laser e bombas. Trata-se de uma fórmula copiada à exaustão por inúmeros outros títulos e igualmente pela própria Konami, que lançou quase na sequência o mais reconhecido Super Cobra.
Ameaça aérea
Cada rodada de “Scramble” consiste de cinco estágios mais um, a base, que deve ser vencida ao final.

Os inimigos que o jogador enfrenta são foguetes, UFOs, tanques de combustível (para reabastecimento), naves e a base propriamente dita. No entanto, um tipo de ameaça que não pode ser destruída são os meteoros, os quais devem ser evitados por meio de manobras evasivas. O botão esquerdo do joystick dispara o laser, o botão direito lança as bombas – os armamentos, ao contrário do combustível, são ilimitados. As pontuações proporcionadas pela destruição dos adversários variam de 50 a 300 pontos de acordo com o que for alvejado.
As telas trazem desafios especiais na forma de inimigos/cenários/terrenos distintos, cada qual com suas particularidades. As telas são: Launching Rockets (estágio um), UFOs and Caves (estágio dois ), Meteors (estágio três), Launching Rockets from Tall Structures (Estágio quatro), Winding Maze of Buildings (estágio cinco) e Base (estágio seis, final). Ao se destruir a base, o jogo recomeça mais difícil, isto é, na rodada seguinte os inimigos são mais rápidos e agressivos, e a nave do jogador consome mais combustível .

Conversão recente para o Atari
Mesmo após tanto tempo, o Atari 7800 ganhou uma das melhores conversões domésticas de “Scramble”, lançada em 2012 pelo selo Atari Age e programada por Robert “PacManPlus” DeCrescenzo.
Em termos visuais, o jogo do Atari 7800 apresenta gráficos impressionantes, coloridos e bem detalhados, lembrando muito o arcade. O jato do jogador, por exemplo, possui a mesma animação do fliperama, com direito ao rastro da turbina e às luzes de navegação piscantes.

Duas diferenças, entretanto, são notórias: a ausência das estrelas no gráfico de fundo e o scroll, não tão “liso” quanto o original; claro, devido às limitações técnicas do videogame. Os efeitos sonoros são muito bons e lembram os do fliperama.
O gameplay está bem próximo à versão do arcade, principalmente porque o programador parece ter estudado a ROM original para que se mantivessem os detalhes e o comportamento da máquina.
Há três níveis de dificuldade que podem ser escolhidos no menu inicial. No Easy (fácil), os foguetes não são disparados e o consumo de combustível do jato do jogador é bem lento. No Normal, apenas dois foguetes são lançados simultaneamente na mesma tela e o consumo de combustível é normal – é a dificuldade que se encontra no arcade original da Konami. No Hard (difícil), os foguetes são disparados à vontade e o consumo de combustível é alto – é a mesma dificuldade do arcade na versão padrão da Stern. Ganha-se uma vida extra a cada 10 mil pontos e é possível jogar em dois jogadores, mas de forma não simultânea.
A apresentação do produto é boa, o label é bonito e bem impresso, o manual de instruções é detalhado, bonito e bem impresso também. Um produto de ótima qualidade, comercializado pela Atari Age, que proporciona uma experiência de jogo ótima aos fanáticos por Scramble. Certamente, uma das melhores conversões para os consoles e micros de 8 bits.
Dicas: Quando enfrentar os meteoros, procure ficar próximo ao solo sempre que possível, somente subindo por breves momentos para que não colida contra o terreno. Ao enfrentar os UFOs, procure permanecer na metade da tela e dispare rapidamente e com regularidade; será mais fácil alvejar os inimigos.
Nota do Forte: Novo componente da trupe do Kapoow, Marcus Vinicius Garrett Chiado é autor dos livros ‘1983 – O ano dos videogames no Brasil’ e ‘1984 – A Febre dos videogames continua’. Esse primeiro texto, aliás, foi publicado originalmente na revista eletrônica Jogos 80, que é dedicada a micros e consoles da década de 80 e conta com alguns redatores já conhecidas daqui do Kapoow.