
Uau!!! Que jeito de encerrar essa trilogia e o ciclo dos personagens originais de Star Wars. Roteiro confuso, arcos de história sem resposta, negação de O Último Jedi. Star Wars: A Ascensão Skywalker é uma coletânea de situações confusas, boas cenas de ação e completa falta de lógica dentro de tudo que já foi estabelecido pelo universo Star Wars.
Nessa review, diferente das outras onde eu deixo minha opinião sobre o que funcionou ou não funcionou eu vou adicionar dois novos pontos de análise. Os problemas que essa trilogia enfrentou, parte primordial para dar contexto para o terceiro filme e as perguntas sem resposta. Então vamos direto ao ponto.
Problemas da atual trilogia
Harrison Ford: Toda a confusão começou porque Ford obrigou a Disney a matar o personagem no primeiro filme, prejudicando a história de Ben Solo/Kylo Ren e suas motivações que o levaram a matar o próprio pai.
Carrie Fisher: Nossa querida Princesa/General Leia faleceu em 2017 e com isso( obviamente) não foi possível participar das gravações de A Ascensão Skywalker e considerando que toda a trama do terceiro filme seria centrada nela, a história sofreu um tremendo prejuízo na coesão dos fatos e mesmo no papel da resistência e o arco de Léia teve que girar em torno de cenas não utilizadas em O Despertar da Força.
Trilogia não foi planejada: Quando se bate o martelo em uma trilogia da importância de Star Wars o mínimo seria ter um planejamento sobre como iniciar e terminar a história e encerrar o ciclo dos personagens que finalmente voltam após 40 anos. Ao invés disso a Disney teve a pior decisão possível. Para cada filme foi escolhido um diretor e um roteirista diferente. Essa é a grande razão pelo qual O Despertar da Força e O Último Jedi tiveram mudanças de direção tão bruscas. E descontentes com o segundo filme resolveram trazer J. J. Abrams de volta para dirigir o terceiro filme e ficou essa bagunça. A trilogia original por exemplo foi dirigida por diretores diferentes, porém o roteirista era sempre o mesmo.
Escolha pelo lucro venceu escolha pela História: Ahhh Disney. Custava esperar mais um ano para lançar esse filme e tentar resolver a série de problemas no roteiro? Apressaram demais e o resultado foi decepcionante e provavelmente vai prejudicar a bilheteria final tirando um pouco o prazer de ver o mesmo filme inúmeras vezes no cinema.
Estabelecemos os problemas iniciais agora vamos para o filme.
O que funcionou?
Kylo Ren / Rey: Toda a química entre os dois e sua trajetória dentro da franquia realmente funcionou e foi um dos poucos fatores que permaneceu coerente durante os três filmes.
Finn/Poe: A interação dos personagens foi um dos pontos altos do filme, trazendo humor e criando uma tensão afetiva entre os dois. Faltou o beijo no fim, mas toda vez em que apareciam juntos o filme ficava mais interessante.
Cenas de ação: Finalmente na trilogia ganhamos uma grande luta com os sabres de Luz. Diferente da vez em que Kylo quase matou Finn, nessa luta com Rey, ambos tinham mais experiência e a localização da briga ajudou bastante.
Luke Skywalker: Luke foi o Yoda da rodada, e toda vez que está em cena o coração enche de alegria. Ainda não perdoei Rian Johnson por matá-lo no segundo filme da forma que aconteceu.
Han e Ben Solo: A aparição de Han Solo, não como fantasma da força, e sim como uma imagem da cabeça de Kylo foi necessária para que ele se perdoasse e para que o público tivesse mais empatia com ele ao trocar de lado novamente.
Chewbacca: Quando Léia morreu, a sua reação foi a de quem ficou sozinho e perdeu o último grande amigo. Emocionante.
O que não funcionou?
Leia/Carrie Fisher: Mesmo sabendo que Carrie faleceu em 2017, ela teria que aparecer no filme porém infelizmente não fez muito sentido e pior, deram um momento Martha (BVS, alguém?) para ela. Bastou ela falar Beeeeennn, e kylo se desconcentrou e perdeu a luta que já estava ganha.
Roteiro: Apressado, sem logica, com muitas soluções convenientes, diálogos subdesenvolvidos, e jogaram no lixo boa parte da Mitologia estabelecida nos filmes anteriores.
Palpatine: alguém sabe como ele ainda está vivo? Todos os Siths vivem nele? Quando isso foi estabelecido? E desde quando ele suga a força vital dos outros?
Lando: apesar de ser muito legal ter de volta Billy dee Williams, não havia um bom motivo para Lando estar lá . E sua função de trazer todos os rebeldes e integrantes da resistência não faz o menor sentido pois mesmo com os saltos de hipervelocidade não havia tempo hábil de buscar ninguém e trazer para a batalha final. Lembre se que o filme todo se passou num espaço de 16 horas. E ainda arranjaram uma filha para ele no fim do filme.
Rose: Tadinha, colocaram ela de escanteio e não teve a menor importância para a história.
Morre e volta: Rey morre e volta, Ben morre e volta, Chewbacca morreu, mas não morreu, até a cobrinha foi curada. Sério? Até a memória apagada do C3PO voltou…. Que Yoda viu!!!!
Tudo é convenientemente arranjado. Cobra amiga, adaga que na verdade é um mapa, força agora cura, Finn com acesso a Força. Desde quando que Rey e Ben sabem trazer as pessoas dos mortos? Um tiro de uma nave aleatória tem o poder de destruir um planeta como a estrela da morte? Oh boy!!!!
Tem mais alguns fatores a serem lembrados, mas vamos ao último item.
Perguntas sem resposta
• O que Finn queria dizer para a Rey?
• Qual a função dos cavaleiros de Ren?
• Qual o real motivo que afastou Ben Solo dos pais?
• Porque nenhum dos seguidores de Palpatine na caverna ajudaram a capturar Ben e Rey?
• Como Zorii (Keri Russel) escapou do planeta destruído?
• Porque Palpatine contou o plano para Rey? se ficasse quieto ela iria fazer exatamente o que ele queria. Aliás Rey matou Palpatine e nada aconteceu ou Palpatine na verdade venceu?
• Se Kylo Ren era o Líder Supremo por que ele não cancelou o ataque após se voltar para o lado bom da força? Ele ainda era o líder Supremo já que a única coisa que a Última Ordem sabia era que o General Hux era o espião.
• Quem consertou o sabre de Luke, destruído em O Último Jedi?
• Como Maz Kanata achou o Sabre de Luke?
• Léia era uma Jedi?Rey Skywalker?
• O equilíbrio da Força foi restaurado?
Muitas perguntas deixadas sem resposta, muitos furos no roteiro. Incrível acabar uma saga de 9 filmes assim. Enfim…
Luke Skywalker, Han Solo e Léia Organa obrigado pela jornada e Que a Força esteja com vocês. Agora nos resta torcer para que os próximos filmes sejam feitos com menos nostalgia e mais objetividade.
Como Bônus dessa review essas são as pessoas que falaram com Rey na batalha final contra Palpatine:
Anakin Skywalker (Hayden Christensen), Luminara Unduli (Olivia d’Abo), Ahsoka Tano (Ashley Eckstein), Aayla Secura (Jennifer Hale), Mace Windu (Samuel L. Jackson), Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor and Alec Guinness), Yoda (Frank Oz), Adi Gallia (Angelique Perrin), Kana Jarrus (Freddie Prinze Jr.), Qui-Gon Jinn (Liam Neeson).
STAR WARS: A ASCENSÃO SKYWALKER
ANO: 2019
PAÍS: EUA
DIREÇÃO: J. J. Abrams
ROTEIRO: J. J. Abrams, Chris Terrio
ELENCO: Carrie Fisher, Mark Hamill, Anthony Daniels, Daisy Ridley John Boyega
Nota: 5.5