
Após lançar a família de headsets Cloud se utilizando do projeto da sueca QPad, a HyperX, enfim, lançou seu primeiro “fone” para jogos criado e desenvolvido 100% pela sua equipe interna, o HyperX Cloud Revolver.
Com lançamento simultâneo ao dos Estados Unidos, o fone, que é pensado para jogadores de e-sport com foco em FPS (jogos de tiro em primeira pessoa), chega ao país por R$ 749, mas quem efetuar a compra antecipada pelo varejista online Kabum! ganhará um desconto de R$ 50,00 (ou seja, pagará R$ 699) e, caso seja um dos 50 primeiros compradores, ainda levará de brinde um mousepad de tamanho médio da marca que custa cerca de R$ 90.
Primeiras impressões
Em um evento realizado na zona sul de São Paulo, a HyperX apresentou a novidade e permitiu que os jornalistas testassem o produto em partidas de Counter Strike contra alguns dos atletas profissionais patrocinados pela marca.
Em nosso primeiro contato com o fone, ficamos felizes com algumas boas novidades em relação aos seus antecessores.Em comparação com o headset que temos experiência de uso, o Cloud tradicional, o Cloud Revolver se mostrou ainda mais confortável graças ao seu novo design do arco em aço que se molda automaticamente a cabeça do jogador. Além disso, o diretor executivo da Kingston Brasil, Paulo Vizaco, afirma que a espuma do Cloud Revolver possui tecnologia proprietária da HyperX que se molda aos ouvidos do jogador conforme ele joga, evitando que ele sinta desconforto durante a jogatina. Óbvio que para um primeiro contato de 15 minutos não deu para notar isso, mas faremos uma maratona de uma semana com uso diário posteriormente para tirar a prova.
Entretanto, o que mais nos chamou a atenção foi o que a HyperX chama de “palco sonoro com qualidade de estúdio”. Se na teoria tudo pode parecer nome bonito para encarecer produto, na prática notamos realmente uma vantagem potencial em partidas de FPSs competitivos como Counter Strike.
Essa tecnologia funciona assim: o Cloud Revolver possui drivers direcionais de 50mm que prometem aos usuários maior precisão de áudio graças à afinação dos drivers (mais bem localizados para “invadir” o ouvido do jogador e, aliado ao design mecânico da caixa acústica frontal, às grandes conchas auriculares e ao sistema de saída de ar, faz com que os usuários consigam ouvir seus adversários de jogo com mais clareza.
Na hora do tiroteio, notamos que o headset realmente nos permitiu ouvir os tiros de uma distância maior do que por exemplo, o Cloud original permite. Se no começo, meus ouvidos não estavam acostumados com essa nova forma de ouvir o que acontecia no cenário, aos poucos o Cloud Revolver foi me ajudando a entender melhor como me proteger, para onde correr e até como contra-atacar. Por exemplo, era possível saber se o tiroteio à frente vinha de traz da porta ao meio, ou dos corredores laterais, mesmo que esses estivessem à uma distância razoavelmente longa da minha posição. É realmente impressionante.
Eu, que sou bem fraco em Counter Strike, tive a certeza de que o headset me ajudou quando comecei a entender melhor os sons do ambiente. Não à toa, de duas humilhantes rodadas iniciais levando headshot sem saber sequer de onde veio o tiro, em minhas últimas rodadas consegui até levar vantagem aproveitando o desfecho do campo de batalha metralhando inimigos já feridos. Note que eu não me tornei um jogador melhor, mas tirei vantagem como pude para sobreviver, o que para um cara sem aptidão para FPS competitivo – e contra caras profissionais – já é um grande feito!
Ah, vale lembrar, tudo isso ocorreu em uma estação de máquinas instaladas em uma casa noturna, com uma música em sua altura máxima rolando a ponto de ficar rouco tentando falar. Só isso já é suficiente para elogiar o ótimo isolamento acústico, que, aliás, já era uma das grandes virtudes do primeiro Cloud. Para saber mais sobre o produto, veja abaixo a entrevista com o Paulo Vizaco, da Kingston Brasil.
Entrevista com Paulo Vizaco, diretor executivo da Kingston Brasil
1 – Como foi o processo de produção do Cloud Revolver?
A Kingston, assim como a HyperX, é muito cuidadosa na fabricação dos seus produtos. Alguns consumidores tinham ansiedade pelos headsets da marca, mas não se trata simplesmente de colocarmos o nome em um produto e lançar, nós desenvolvemos realmente algo que será colocado às lojas. Então, quando pensamos em lançar uma linha de headsets, a primeira coisa que fizemos foi desenvolver uma parceria com uma empresa que já tinha know-how nesse segmento e assim os nossos primeiros headsets foram criados em parceria com a QPad. Com isso, nossos engenheiros começaram a ter esse know-how e experiencia e agora com o lançamento do Revolver, temos um produto que desenvolvemos do inicio ao fim.
2 – Qual é a grande diferença do Cloud Revolver para quem já tem qualquer modelo do Cloud anterior?
Nossos produtos são bem conhecidos pela qualidade, mas desde o primeiro Cloud que lançamos é o conforto que mais chama a atenção. Então, obviamente, isso segue no Revolver, mas para esse nosso produto high-end (topo de linha), apresentamos como grande novidade o palco sonoro. Ele tem um palco sonoro mais amplo que os outros, a qualidade de som é superior a dos demais, o seu driver de 50mm foi instalado em uma posição que explora muito mais as conchas acústicas e o som vai direto no ouvido de quem está usando. Para um jogador de FPS, por exemplo, você amplia seu palco sonoro, ou seja, você consegue ouvir seu oponente em um raio mais amplo do que os demais. Além disso, em termos de som no geral ele é fantástico.
3 – APara quem não quer só jogar, como o Cloud Revolver pode ser útil?
Para quem é amante de música, ele terá certamente uma experiencia muito melhor. Quem tem ouvido de músico certamente vai aproveitar ainda mais o Cloud Revolver, porque graças ao palco sonoro ampliado você consegue ouvir cada instrumento de maneira independente.
4 – Conte como conseguiram esse preço tão baixo em comparação com os demais fones topo de linha?
Com nosso aumento de vendas no Brasil, a HyperX vem dobrando seu tamanho no país ano após ano e isso para a companhia é muito importante, pois mostra a representatividade do país no cenário mundial. A ideia de lança-lo simultaneamente aos Estados Unidos veio do questionamento dos usuários, de que o produto sempre é lançado nos EUA, vai pra Europa e demora cerca de dois, três meses para chegar aqui.
Dessa vez, porém, o Brasil participa do lançamento no Day-one dos EUA e com isso somos o único pais do mundo a lançar simultaneamente com eles.
Sobre o preço, a gente já vem falando sobre o produto há algum tempo e a expectativa dos usuários era de que o valor fosse superar os R$ 1000 e conseguimos um valor bem abaixo disso. Isso é graças a um trabalho grande de logística, negociações internas para conseguir um preço bem especial para o Brasil e, com os nossos amigos parceiros do Kabum! fizemos um piloto de promoção em pré-venda (com desconto de R$ 50) e que se tudo der certo, poderá se tornar uma tendencia no país. Oferecer o Cloud Revolver por R$ 749 é um super preço. No começo, estávamos com uma expectativa de lançá-lo por R$ 899 e conseguimos baixá-lo ainda mais, então tenho certeza de que esse valor é muito bom para um produto desse nível.
5 -O Cloud teve de ser submetido a alguma modificação técnica para ser lançado no Brasil?
Tivemos que trabalhar apenas na linguagem em português da caixa para se adequar as exigências do país. Esse foi nosso único grande obstáculo. Tecnicamente o produto que o jogador brasileiro encontrará nas lojas é idêntico ao vendido nos Estados Unidos.
Muito show a matéria, meu parceiro…Bem completa.
Parabéns pelo excelente trabalho!