
Mais um update
“Ultra Street Fighter IV” foi anunciado oficialmente durante a EVO 2013, o maior evento de jogos de luta do mundo. Para a maioria dos jogadores casuais, isso seria apenas mais uma apelação da Capcom para retirar algum dinheirinho dos jogadores mas para os amantes dos jogos de luta seria mais uma grande atualização, com ajustes de balanceamento e adição de novos personagens.
Desde que “Street Fighter IV” foi lançado, em 2008, tivemos outros updates semelhantes. “Super Street Fighter IV” adicionou 10 novos personagens ao elenco e “Super Street Fighter IV: Arcade Edition mais 4. “Ultra Street Fighter IV” prometeu, além de mudanças na jogabilidade e ajustes, outros 5 personagens, totalizando assim impressionantes 44 lutadores!
No anúncio oficial, foram revelados 4 lutadores: Rolento, Hugo e Poison, originários de “Final Fight” e Elena, a capoeirista do excelente ( e às vezes incompreendido ) “Street Fighter 3”. Sobre o quinto e último personagem, foi anunciado apenas que seria alguém que nunca participou de nenhum título da série, o que acabou criando diversas teorias. No início de 2014 foi revelado que o quinto personagem seria Decapre, uma das Bison Dolls, assistentes do tirano de Shadaloo.
A (not so) new warrior has entered the ring

Apesar de gostar bastante dos novos personagens – principalmente de Hugo e Rolento – fiquei bastante incomodado com a economia de trabalho que a Capcom teve com os novos lutadores. Poison, Hugo, Rolento e Elena são os mesmos personagens criados para “Street Fighter x Tekken” com as devidas adaptações para a mecânica de “SFIV”.
Sobre Decapre então a decepção foi ainda maior. Depois de quase um ano de hype, muitas teorias, uma forte torcida por Mike Haggar completar o time de “Final Fight” ou algum personagem de “Darkstalkers”, o misterioso quinto personagem acabou se revelando uma segunda Cammy. Claro que, num jogo com 8 clones de Ryu, um clone da Cammy não é exatamente um desastre, mas Decapre consegue ter mais em comum com Cammy do que o Ken com Ryu! Praticamente todas as animações básicas são as mesmas: socos, chutes, rasteiras, back e front dashes e até mesmo a standing pose! A diferença fica por conta dos ataques especiais, super e ultra combos. E é isso que acaba salvando a pele dessa Bison Doll obscura e conhecida apenas pelos leitores das HQs da Udon e da comunidade do Mugen. Para quem esperava uma grande surpresa, Decapre certamente decepcionará.
A reciclagem baseada em “Street Fighter x Tekken também continua nos cenários. Todos eles são retirados do crossover da Capcom e Namco com leves modificações para se adequarem ao tamanho e estilo de “Ultra Street Fighter IV e só.
As verdadeiras mudanças
Novos personagens nunca são demais, mas as verdadeiras mudanças em “Ultra Street Fighter IV” estão nos bastidores. Através do feedback de fãs ao redor do mundo em diversos torneios – inclusive no Brasil – foram realizados diversos ajustes de balanceamento em todos os 39 personagens já existentes.
Novos modos de jogo foram adicionados e antigos foram modernizados.
O novo Team Battle Mode cria batalhas online de 3×3 jogadores, onde as barras de energia permanecem de um combate para o outro, no estilo de “King of Fighters”.
O Online Training Mode permite que jogadores remotos usem as opções do modo treino em conjunto, para ajudarem no desenvolvimento um do outro. Esse recurso eu certamente usarei bastante com o Elis Boa e o Andrews, aqui do Kapoow!

O Red Focus e o Delayed Standing são novas mecânicas incluídas nesse update. O primeiro é uma versão aprimorada do antigo Focus Attack ( que ainda existe ) e que consome duas barras de especial. Ele consegue furar até mesmo um Ultra Combo e te dar vantagem de contra-ataque no final e o segundo é uma técnica que permite retardar o tempo que seu personagem demora para levantar, criando uma confusão no timing do adversário.
Com o Ultra Combo Double, você não precisa mais escolher qual dos dois Ultra Combos de cada personagem quer usar. É possível entrar na batalha usando ambos! Mas eles tiram menos energia. Apesar de deixar o personagem mais versátil, não gostei dessa opção. A vantagem de ter dois Ultras disponíveis não compensa a diminuição do dano.
Foi adicionada também uma opção de Upload de replays para o Youtube. Você pode subir qualquer replay gravado, escolhendo a qualidade do vídeo. Infelizmente não consegui testar o recurso pois o seviço, até o momento da publicação deste review, sempre estava fora do ar.
E, para finalizar, existe o Edition Select. Para os jogadores que não curtiram todas essas modificações, logo após a escolha do personagem, é possível escolher que versão dele você quer usar: SFIV; SSFIV; SSFIV:AE ou USFIV.
E então, compensa?
Definitivamente! Mesmo se você não for um rato de fliperama, “Ultra Street Fighter IV” tem novidades suficientes para diverti-lo. Todos os cinco personagens novos possuem animação de abertura e finais próprios, sempre com a mesma qualidade das intros e finais em anime dos outros 39 lutadores.
Infelizmente ( ao menos na versão DLC ), não existem Trials para eles e isso é uma notícia péssima, pois através desses trials que a maioria dos jogadores aprende os primeiros combos básicos e intermediários. Espero que a Capcom adicione os Trials dos novatos em alguma atualização.
Para os jogadores experientes, “Ultra Street Fighter IV” é obrigatório. As mudanças de balanceamento e as novas mecânicas de luta deixam o que já era o melhor Fighting game dos últimos tempos ainda mais espetacular. A preocupação da Capcom em ouvir os jogadores para realizar as mudanças foi uma ótima iniciativa e, mesmo os que não gostarem, ainda podem jogar com as versões prévias de seus personagens favoritos em partidas não rankeadas.
Vale lembrar que só foram lançadas, para Playstation 3 e Xbox 360 as versões digitais de atualização (DLC) para quem já possui o “Street Fighter IV: Arcade Edition”. A versão completa de “Ultra Street Fighter IV” tanto digital, quanto em disco para esses dois consoles e também para PC, através do Steam, só estarão disponíveis em agosto. Para compensar, quem comprar a versão digital completa ganhará todos os DLCs de roupas extras que já foram lançados.
As versões digitais de atualização já estão disponíveis na XboxLive e na PSN. A versão do Xbox360 custa R$ 29,00 e a do Playstation 3 sai por R$ 30,99.
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Ficha Técnica:
Ultra Street Fighter IV
Plataformas: Playstation 3, Xbox360 e Steam
Desenvolvedor: Capcom
Distribuidor: Capcom
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Nota: 8/10
[ Apesar de todo o primor técnico no balanceamento e na adição de novas mecânicas e modos de jogo, “Ultra Street Fighter IV” peca na adição de personagens e cenários retirados diretamente de outro jogo recente da empresa. Mesmo assim, essa falta de criatividade não é capaz de ofuscar todo o brilho e genialidade desse que é o maior e mais completo Street Fighter de todos os tempos. Agradará em cheio aos fãs de jogos de luta e aos ratos de fliperama, sedentos por tirar a poeira de seus joysticks arcade mas deve passar em branco para os jogadores casuais e aqueles que até hoje não sabem fazer um simples hadouken. ]
Também não a apresentação do Ultra e aquele diálogo na luta com o rival, parecendo ser ainda um jogo incompleto. Isso pelo menos na dlc do PS3.
Faltou a quote da minha frase: “O que são duas Cammys para um jogo com oito Ryus”, mas eu deixo passar (sem te processar desta vez).
stret zero 3 até hohe o + complexo e cheio de recuros ,stret é 2d !!!!!!!!!!
Se a reciclagem dos personagens, etc, etc, não ofusca o melhor fighting game da atualidade, porque nota 8?…essa tentativa de “avaliadores” que não querem dar nota alta e ser execrado, é totalmente fail!!! You lose!!!