
Se a premissa das séries e filmes é fazer com que o espectador crie identidade pelos personagens, Dom conseguiu me pescar.
Com a direção de Breno Silveira (Dois Filhos de Francisco), a história é baseada na vida de Pedro Machado Lomba Neto, o “Pedro Dom”, um bandido que aterrorizou o Rio de Janeiro nos anos 2000. Seu pai, Victor Dantas, um policial civil, se culpava por não dedicar o tempo preciso para a educação de seus filhos. Com o fim de seu casamento, vê seu filho como um contraponto à sua irmã “certinha”, Laura.
Aos 9 anos Dom experimentou cocaína, roubava sua própria casa por conta de seu vício, teve inúmeras passagens pelas delegacias, todas amenizadas pela influência de seu pai, até uma pela FEBEM, retratada na série como uma tentativa de tomar rumo em sua vida.
Como um pai deixa seu filho chegar a este ponto? Este menino não teve educação? O que faltou? Só quem tem conhecidos que lutam contra o vício é que poderiam afirmar que se trata de um problema social. Pode sim ser desencadeado por uma série de fugas e afastamentos dos pais, da família, amigos, parentes, mesmo assim é um assunto que foge do poder de qualquer um. Nos resta rezar todos os dias e cuidar o melhor possível de quem amamos.
Na série os personagens principais são interpretados brilhantemente por Flávio Tolezani e Gabriel Leone, vemos a decadência de um “menino de família” até chegar a liderar um dos mais perigosos bondes de assalto a residências de luxo na cidade carioca. Neste grupo estão Raquel Villar, Isabella Santoni, Ramon Francisco e Digão Ribeiro.
Possui oito episódios com média de uma hora de duração cada. Um pouco pesados, principalmente pelo impacto sufocante das discussões. Os flashbacks voltam a década de 70, quando Dantas, interpretado por Filipe Bragança, acaba sendo cooptado por um departamento secreto da Ditadura Militar no combate às drogas. O pano de fundo da cocaína invadindo e destruindo o Rio de Janeiro e o Brasil contrasta os anos seguintes, demonstrando o amor de pai e filho, apesar da vida desenfreada de Dom, dando um bom balanço à trama.
Cada um cresce com suas convicções, colocando os dois em lados opostos da vida.
A segunda temporada está confirmada, e provavelmente contará os últimos meses de vida do bandido e como ficará sua família.
Parabéns a Amazon Prime Video por também investir em produções nacionais. Estão entrando em seu catálogo 5X Comédia, Manhãs de Setembro, Sentença e Desjuntados.
DOM – 1ª temporada
Direção: Breno Silveira
Roteiro: Higia Ikeda, Fábio Mendes, Carolina Neves, Marcelo Vindicato
Elenco: Gabriel Leone, Flávio Tolezani, Filipe Bragança, Raquel Villar, Isabella Santoni, Laila Garin, Mariana Cerrone, Fábio Lago, André Mattos
Ano de lançamento: Julho/2021
Plataforma: Netflix
Nota desta temporada: 9,5/10
Link do trailer oficial: